Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1015
Title: O consumo de álcool e comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior
Author: Ferreira, Ana Patrícia de Sousa
Advisor: Pereira, Anabela Maria de Sousa
Albuquerque, Carlos Manuel de Sousa
Keywords: Desenvolvimento psicológico
Alunos do superior
Alcoolismo
Perturbações do comportamento
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta investigação tem como objectivo identificar a existência ou não de consumo excessivo de bebidas alcoolicas pelos jovens adultos em contexto universitário. Simultaneamente pretende-se avaliar os comportamentos de risco que advém do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Deste modo, realizou-se uma pesquisa quantitativa transversal e correlacional numa amostra de 354 alunos de várias instituições de ensino Superior,do sexo masculino e femenino, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, de cursos das áreas de Saúde, Ciencias Sociais e Humanidades e Engenharia que responderam a um Protocolo de questionários ( Caracterização da Participação e Consumo de Alcool em Festas Académicas; Escala de Consumo de Alcool em Festas Académicas (ECAFA); Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e Caracterização circunstancial) nos quais se mediu o consumo de alcool e seus corpontamentos risco. Os resultados observados indicam que existe um consumo moderado de bebidas alcoolicas nos jovens inquiridos, e poucos comportamentos de risco associados a esse consumo. Verificou-se um maior consumo de bebidas alcoolicas por parte dos estudantes do sexo masculino. É ainda possível observar que existe um uma correlação positiva, estatisticamente significativa, entre o consumo de álcool, festas académicas e alunos deslocados. Para além disso e por ordem decrescente os estudantes de Engenharia apresentam resultados de consumo de bebidas alcoolica significativamente mais elevados em relação os estudantes de Humanidades e Ciências Socias e alunos de Saúde. São de referir algumas implicações desta investigação no sentido de identificar e modificar comportamentos de risco ao nível do álcool no ensino superior. ABSTRACT: This research is to identify the existence or not of excessive consumption of alcoholic drinks by young adults in Higher Education. Simultaneously seeks to assess the behavior of risk that stems from the excessive consumption of alcohol. There was a search quantitative cross and correlational on a sample of 354 students from various institutions of Higher education, Female and male, aged between 18 and 40 years, from the areas of Health, Social Sciences and Humanities and Engineering who responded to a memorandum of questionnaires (Characterization of Participation and Consumption of Alcohol in Academic Holidays; Scale of Consumption of Alcohol in Academic Holidays (ECAFA); AUDIT and Characterization circumstantial) in which measured the consumption of alcohol and risk behavior. The results indicate that there is a moderate consumption of alcohol in young respondents, and few of risk behaviors associated with the consumption. Noted that there is greater consumption of alcohol by male students than female. However it is still possible to see that there is a statistically significant positive correlation between the consumption of alcohol, parties academic and displaced students. Moreover, in descending order, Engineering students present results of consumption of alcoholic beverages significantly higher in relation to students of Humanities and social Sciences and Health students. Some implications of this research are to identify and modify risk behaviors related to alcohol consumption in higher education.
Description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1015
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001354.pdf780.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.