Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Francislê Neri dept
dc.contributor.authorDias, Edgar Martinspt
dc.date.accessioned2013-04-04T14:16:34Z-
dc.date.available2013-04-04T14:16:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10113-
dc.descriptionMestrado em Didática - Ciências para Professores de 3º CEB/SEC de Física e Químicapt
dc.description.abstractAs sociedades do séc. XXI devem oferecer aos jovens uma educação sobre, com e em ciência, o que implica uma educação que desenvolva a compreensão dos principais temas que esta tem para oferecer. Ora, para que seja efetivo e profícuo, o processo de construção do conhecimento dos alunos deverá efetuar-se com a ação de todos os seus intervenientes, sem a exclusividade do espaço de sala de aula, o que pressupõe novos desafios tanto a discentes, como a docentes. Deste modo, a resolução de situações problemáticas através da APRENDIZAGEM POR PARES (AP) com incentivo ao QUESTIONAMENTO, envolvendo alunos com níveis de especialização diferentes, acreditamos ser um processo facilitador da INICIAÇÃO a diversas temáticas, como a de ÁCIDO/BASE (A/B). Ao dar maior protagonismo aos alunos no processo de desconstrução de questões-problema, estaremos, assim, a criar as condições propícias para eles formularem perguntas em ambiente colaborativo, motivando novas reflexões e refinamento dessas perguntas; não vendo no colega a autoridade em termos de saber, a troca de informação será feita nos dois sentidos, a partir do confronto de ideias, possibilitando, portanto, a reestruturação dos saberes. O surgimento da Web 2.0, e mais concretamente das redes sociais, veio lançar novos desafios à escola, dadas as potencialidades que oferece para a educação em ciência; no caso particular do FACEBOOK, sendo uma rede social com assinalável aceitação junto do público estudantil, configura-se como um ambiente favorecedor das práticas de ensino e de aprendizagem. Propomo-nos, então, estudar e compreender de que forma a conjugação dessas duas práticas pedagógicas - a AP e o incentivo ao questionamento do aluno -, aplicadas entre duas turmas, uma do 11.º ano e outra do 8.º ano, poderão contribuir para a iniciação ao tema A/B nos alunos do 8.º ano, sendo estes, portanto, o objeto do nosso estudo. A nossa investigação assume-se com o perfil de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa do tipo descritiva/interpretativa, enriquecida com interpretações de dados numéricos estruturados simples. O estudo foi dividido em três fases, tendo as duas primeiras como pano de fundo um conjunto de desafios publicados num grupo do Facebook. A análise dos resultados permitiu-nos verificar que a AP com recurso ao questionamento dos alunos contribuiu positivamente para a iniciação ao tema A/B, nos alunos do 8.º ano. Por outro lado, a conjugação destas estratégias trouxe benefícios a diferentes níveis: cognitivo, pois notaram-se melhorias na qualidade das produções dos alunos; social, pois encontrámos evidências de uma melhor integração dos alunos do 8º ano junto dos colegas mais velhos; psicológica, ao destacarem-se situações de maior motivação, autoconfiança e autonomia. Esta abordagem didática teve, final e concomitantemente, uma recetividade bastante positiva da parte de todos os alunos que foram alvo do nosso estudo.pt
dc.description.abstract21st century societies should offer young people an education “about”, “with” and “in” science, which implies an education that develops an understanding of the main issues that it has to offer. However, to be effective and fruitful, the process of students’ knowledge construction must make up with the action of all the interveners, without having the exclusivity of the classroom context, which implies new challenges to both, students and teachers. Thus the resolution of problematic situations through PEER LEARNING with MOTIVATION OF QUESTIONING, that involve students of different levels of specialization, which we believe is going to make the INTRODUCTION of different topics such as ACID/BASE (A/B) process much easier. By assigning the students a greater role in the process of deconstruction of problem issues, we will be creating the right conditions for them to ask questions in a cooperative environment, encouraging new thinking and a refinement of these questions. If the colleague hasn´t got the authority in terms of knowledge, the exchange of information will be done in both directions, starting with the clash of ideas, enabling the restructuring of knowledge. The emergence of Web 2.0, and more specifically of the social networks, has brought new challenges to school, due to the potentialities it offers to science education. Particularly the FACEBOOK with its remarkable acceptance amongst students has been extremely helpful to the teaching and learning process. Therefore, we propose to study and understand how the combination of these two teaching practices – peer learning and motivation of the students’ questioning – applied to two classes, one of the 8th grade and one of the 11th grade, may contribute to introduce the theme A/B to the 8th graders, who are the object of our study. Our research takes up the profile of a case study with a qualitative approach to the descriptive/interpretive type, enriched with interpretations of simple structured numerical data. The study has been divided into three phases, where the first and the second ones had a number of challenges as a background which had been published in a Facebook group. The analysis of results showed us that peer learning with questioning among students contributed positively to the introduction of theme A/B in the 8th grade. On the other hand, the combination of these strategies has brought many benefits at different levels: cognitive, because we have noticed improvement in the quality of students’ productions; social, because we found evidence of a better integration of the 8th graders among older colleagues; psychological, because we noted situations of greater motivation, self-confidence and autonomy. This teaching approach has undeniably been very well received by all students involved in this study.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectTécnicas da aula - Ensino básico 3º ciclopt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectTécnicas de interrogaçãopt
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.titleAprendizagem por pares e questionamento na iniciação ao tema ácido/basept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Edgar Dias.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.