Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10067
Title: Divulgação científica no ensino do nuclear aplicado ao 10º ano
Author: Nereu, Vanda Paula Figueiredo
Advisor: Santos, Lucília
Keywords: Ensino das ciências
Ensino da física
Ensino da química
Energia nuclear
Métodos pedagógicos
Motivação para a aprendizagem
Ensino secundário - Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os fenómenos nucleares e a tecnologia a eles associados ocupam, cada vez mais, um “lugar” de destaque na sociedade atual, gerando questões de natureza sócio científica controversas. Compreender e conhecer os conceitos científicos associados à tecnologia nuclear é fundamental na promoção de uma cidadania consciente e informada. Assim, a escola e a educação formal dos alunos constituem um meio privilegiado para a formação de cidadãos cientificamente literatos. Neste contexto, é nossa intenção neste estudo averiguar as ideias informais dos alunos, as suas conceções no domínio do nuclear e avaliar as potencialidades pedagógicas decorrentes da utilização de documentos de Informação de Divulgação Científica (IDC) no estudo dos conceitos associados à área científica do nuclear. Procuramos também, com base na informação apresentada, estudar o impacto desta metodologia na compreensão e discussão de situações do quotidiano no domínio científico. Esta abordagem de ensino foi aplicada numa turma do 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias, tratando-se de um estudo predominantemente qualitativo. Foram usados vários instrumentos de recolha de dados: teste diagnóstico, usado num contexto de pré e pós teste, para averiguar as conceções dos alunos; questionário de opinião, sobre a eficácia e a adesão da metodologia implementada; realização de um debate, com a interpretação de papéis, em torno da questão da tecnologia nuclear. Da análise dos dados recolhidos pode-se concluir que a utilização de documentos de IDC na aprendizagem conceptual do nuclear se revelou positiva, pois permitiu estabelecer relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, potenciando a discussão em torno de questões de natureza sócio científica controversas. Não obstante as limitações inerentes ao estudo apresentado, como por exemplo o número de participantes envolvidos, o estudo afigura-se como um contributo positivo e pertinente na identificação de algumas conceções dos alunos no domínio do nuclear, na discussão de temas complexos e controversos usando documentos de IDC.
Nuclear phenomena and the technology with which they are associated have taken more than ever a relevant place in the current society, bringing about controversially social and scientific issues. Understanding and knowing the scientific concepts connected with nuclear technology has become fundamental in promoting a conscious and well-informed citizenship. Accordingly, school, and students’ formal education, is undeniably a privileged means for the promotion of scientific literacy among citizens. In this context, it is our intention in this dissertation to evaluate students’ informal ideas and their conceptions about the nuclear scientific area assessing the pedagogical potentialities resulting from the use of Information from Scientific Divulgation (ISD) documents in the study of concepts related with nuclear subjects. Based on the presented information we have also sought to assess the impact of this methodology in the understanding and discussion of daily situations as far as the nuclear scientific area is concerned. This teaching approach was applied to a 10th grade class from the Science and Technology Course, from a mainly qualitative perspective. Several collecting data tools were used, such as: a diagnostic test, used as a pre and post activity, in order to find out students’ conceptions-, opinion questionnaires - on the effectiveness and level of acceptance over the implemented methodology - and the carrying out of a debate whereby students were assigned roles around the question of nuclear energy and technology. From the analysis of collected data one can conclude that the use of ISD documents in the conceptual learning of nuclear science has revealed itself positive since it has allowed us to establish relationships between Science, Technology and Society, fostering the discussion on controversially social and scientific questions. Regardless of the limitations underlying this study, namely the number of participants involved, this investigation has contributed to identifying students’ conceptions in the nuclear field, leading to the discussion of complex and controversial topics based upon ISD documents.
Description: Mestrado em Didática
URI: http://hdl.handle.net/10773/10067
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_vanda nereu.pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.