Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10043
Título: Disfunção temporomandibular em estudantes de violino e de viola d'arco
Autor: Barros, Sara Arrais de Castro e
Orientador: Lã, Filipa
Pais, Alberto António Caria Canelas
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Técnicas instrumentais
Hábitos de estudo
Stresse (Psicologia)
Violino
Viola
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A prática de um instrumento musical exige posturas corporais específicas no que diz respeito à sustentação do instrumento. Nos casos do violino e da viola d’arco, o instrumento é apoiado entre o ombro esquerdo e o queixo, requerendo pressão muscular na região da articulação temporomandibular (ATM) e tensão na região cervical. Como resultado, problemas orofaciais e distúrbios temporomandibulares (DTM) ocorrem maioritariamente em violinistas e violetistas. São vários os fatores que colocam estes instrumentistas em risco de desenvolvimento de DTM; a ansiedade, os hábitos de estudo menos corretos e certos estilos de vida têm sido reportados como os mais influentes. Desconhecendo-se ainda o perfil dos alunos de violino e viola d’arco dos Conservatórios de Música oficiais em Portugal no que diz respeito à distribuição de sintomatologia associada a DTM, procedeu-se à realização de um inquérito. Este objetivava investigar quais os sintomas de DTM mais percecionados, bem como possíveis diferenças na sintomatologia apresentada entre estudantes de violino e de viola d’arco, a sua relação com hábitos de estudo, com o perfil de ansiedade e com estilos de vida particulares dos alunos. A taxa de resposta foi de 38%, envolvendo um total de 62 alunos de cinco Conservatórios de Música oficiais. Utilizando-se um método de análise de componentes principais, os resultados sugerem uma maior prevalência de sintomatologia associada a DTM em violetistas do que em violinistas. Os elevados níveis de ansiedade surgem como fator principal associado a esta sintomatologia. De igual modo, constatou-se uma reduzida consciencialização sobre hábitos de estudo otimizados entre os inquiridos. Este estudo sugere a necessidade de desenvolver programas de formação adicional à componente musical, que permitam a criação e implementação de estratégias de estudo otimizado e de coping de ansiedade e stress com jovens estudantes de violino e viola d’arco dos conservatórios portugueses.
In order to hold a musical instrument, musicians need to acquire specific body postures. For example, for both cases of violin and viola players, their instrument is supported between the left shoulder and the chin. This position is normally associated with muscle pressure on the temporomandibular joint (TMJ) and strain in the neck region. Therefore, orofacial problems and TMJ disorders (TMJD) are commonly reported by these musicians. Several elements may lead to the development of TMJD, such as anxiety, poor practice and lifestyle habits. In order to assess the risks to which Portuguese young students are exposed to, a questionnaire was distributed among violin and viola students at official Music Conservatories. The purpose was (i) to evaluate what symptoms are most commonly reported; (ii) to assess whether differences between violin and viola students reported symptoms exist; and (iii) to understand the relationship between these symptoms and practice, anxiety levels and lifestyle habits. The questionnaire was distributed to 162 students at five Conservatories; a response rate of 38% was achieved. The results of a Principal Component Analysis showed that viola students, compared to violin students, tend to report more symptoms related to TMJD. High levels of anxiety seemed to be majorly associated with these problems. However, lack of good practicing habits was also recognized as a risk factor. Thus, both results lead to the conclusion that rethinking of the current music conservatoire curricula is needed, so that disciplines which contribute to teaching healthy practicing habits, protective and anxiety coping strategies for violin and viola students is of paramount importance.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10043
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6959.pdf3.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.