Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10042
Title: | Comunicação na saúde - estratégias web utilizadas em sociedades científicas de especialidades médicas |
Author: | Oliveira, Isabel Maria Pereira Soares |
Advisor: | Antunes, Maria João |
Keywords: | Comunicação multimédia Saúde pública Estratégias de comunicação Comunicação da informação Informação científica e técnica - Informação médica Difusão do conhecimento Sociedade da informação Internet Web 2.0 |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O avanço tecnológico associado à difusão da internet e ao desenvolvimento das ferramentas web 2.0 criou novas oportunidades de comunicação e de disseminação de informação, na área da saúde. Esta nova realidade, torna os pacientes mais autónomos e ativos e mais exigentes em termos de informação. O diálogo entre médico e paciente altera-se, na medida em que o paciente munido de informação, consegue debater e intervir em questões relacionadas com a sua saúde.
O advento da web 2.0 e as ferramentas a ela associadas, como blogs, wikis, podcasts, atualizações de páginas através de feeds RSS, redes sociais, permitem aos utilizadores, a criação, publicação e partilha de informação, tornando-os mais ativos, nomeadamente na pesquisa e debate em questões relacionadas com a saúde.
Sites de redes socias, blogs, youtube, wikis, podcasts e atualizações de páginas através de feeds RSS, são também algumas das estratégias que poderão ser usadas para a disseminação de informação na área da saúde.
No âmbito da informação em saúde destacam-se, pelo conjunto de competências científicas e credibilidade, as Sociedades Científicas de Especialidades Médicas.
Partindo da análise de uma amostra de web sites de Sociedades Científicas de Especialidades Médicas e da aplicação de inquéritos a médicos e pacientes averiguam-se as estratégias de divulgação e pesquisa de informação na área da saúde, presentemente utilizadas e propõem-se estratégias de comunicação e disseminação mais atuais, que tirem partido das plataformas atualmente disponíveis, para veicular e partilhar informação na área médica. The technological breakthrough associated to the internet’s widespread and to web 2.0 tools’ development has created new opportunities of communication and the spreading of medical information. This new reality allows patients to be more autonomous, active and demanding in what concerns information. The doctor-patient dialogue changes since the patient has information and can debate and intervene in issues related to his health. The advent of web 2.0 and its associated tools, like blogs, wikis, podcasts, page updates through RSS feeds, social networks, allow users to create, publish and share medical information, making them more active in health related. Social networks, Blogs, YouTube, Wikis, Podcasts and page updates through RSS feeds, are also some of the strategies that can be used to circulate information related to healthcare. The Scientific Associations of Medical Specialties standout due to their set of scientific competencies and credibility in the healthcare information area. Through the analyses of a sample taken from the Scientific Associations of Medical Specialties’ web sites and through the distribution of questionnaires to doctors and patients, we ascertained the research and dissemination strategies of healthcare related information currently used and propose more actual communication and dissemination strategies. These more actual strategies take advantage of the currently available platforms to conduct and share medical information. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10042 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.