Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10037
Title: | Os blogues, suas potencialidades e interações no grupo turma |
Author: | Carvalheiro, Cláudia Sofia Pereira dos Santos Cerca da Silva |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Ensino multimédia Ensino das ciências - Ensino secundário - Coimbra (Portugal) Práticas educativas Internet Blogues Web 2.0 |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A crescente utilização de tecnologias de informação nos diferentes dominios
sociais permitiu reconhecer a riqueza dos blogues como ferramentas de
comunicação na Web 2.0. A sua aplicabilidade na esfera educativa como
complemento do processo educativo e no desenvolvimento de competências é
hoje uma realidade. Este documento aborda um estudo de caso sobre a
aplicação de uma estratégia de ensino e de aprendizagem com recurso a
blogues com intuito de análise das suas potencialidades nas aprendizagens
dos alunos e as interações estabelecidas no grupo turma. O estudo envolveu
uma turma de 12º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2007/2008 com
dez alunos, numa escola da região centro, no concelho de Coimbra, tendo os
alunos construído blogues com recurso a trabalho de grupo.
O desenvolvimento do estudo permitiu delinear potencialidades dos blogues
como ferramenta nas aprendizagens em ciências e salientar a importância dos
portefólios como complemento a este recurso, bem como apresentar uma
análise das interações estabelecidas no grupo turma. O estudo revelou
também a importância do trabalho de grupo para a análise de atividades
colaborativas. Estes indicadores sugerem-nos que devemos investir na
utilização dos blogues em estudos em didática para posterior análise do
impacto destes nas aprendizagens dos alunos. A crescente utilização de tecnologias de informação nos diferentes dominios sociais permitiu reconhecer a riqueza dos blogues como ferramentas de comunicação na Web 2.0. A sua aplicabilidade na esfera educativa como complemento do processo educativo e no desenvolvimento de competências é hoje uma realidade. Este documento aborda um estudo de caso sobre a aplicação de uma estratégia de ensino e de aprendizagem com recurso a blogues com intuito de análise das suas potencialidades nas aprendizagens dos alunos e as interações estabelecidas no grupo turma. O estudo envolveu uma turma de 12º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2007/2008 com dez alunos, numa escola da região centro, no concelho de Coimbra, tendo os alunos construído blogues com recurso a trabalho de grupo. O desenvolvimento do estudo permitiu delinear potencialidades dos blogues como ferramenta nas aprendizagens em ciências e salientar a importância dos portefólios como complemento a este recurso, bem como apresentar uma análise das interações estabelecidas no grupo turma. O estudo revelou também a importância do trabalho de grupo para a análise de atividades colaborativas. Estes indicadores sugerem-nos que devemos investir na utilização dos blogues em estudos em didática para posterior análise do impacto destes nas aprendizagens dos alunos. |
Description: | Doutoramento em Didática e Formação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10037 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Claudia Carvalheira.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.