Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10019
Title: Educação para a diversidade no pré-escolar: saber (con)viver
Author: Santos, Susana Maria da Silva
Advisor: Andrade, Ana Isabel de Oliveira
Keywords: Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório foi desenvolvido a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças de educação pré-escolar e teve como principais objetivos sensibilizar as crianças desde cedo para a valorização da diversidade, no âmbito de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de motivar as crianças para lidar com diferentes línguas e culturas numa educação para a cidadania global e intercultural, e preparando as crianças para novos desafios de forma a contribuir para a construção de um futuro mais solidário e sustentável. Sendo um estudo de tipo investigação-ação, os dados foram conseguidos através da observação, videogravação e transcrição das sessões das atividades do projeto que foram analisadas a partir da escala de nível de envolvimento de Leuven. A análise dos dados permitiu concluir que as crianças se envolveram de forma positiva em todas as sessões do projeto, tendo ficado sensibilizadas para a importância do seu papel e das suas atitudes enquanto cidadãos ativos que podem fazer a diferença num planeta em constante mudança, relativamente à proteção da diversidade e dos recursos naturais. O projeto também contribuiu para a compreensão de que estas temáticas podem ser abordadas desde o pré-escolar, para assim, contribuir para a construção de um futuro sustentável.
This report was developed based on a project of intervention with a group of preschool children, where the main goal was to cause awareness in children from an early age in valuing diversity, thus educating toward a sustainable development, motivating them to deal with different languages and cultures in citizens education and intercultural dialog. This is to prepare students for new challenges so that a more united and sustainable future can be built. Since the study was based on investigation-action, the data obtained was by means of observation and transcription of the sessions of the project that were posteriorly analyzed by Leuven's level of involvement scale. The analysis of the data allowed us to reach the conclusion that the children involved themselves in a positive and willing manner in all sessions of the project, thus becoming conscientious of their role and their attitudes as citizens that can make a difference in a planet that is in constant development relatively to the protection of diversity and natural resources. The project contributed to the comprehension that these themes must be approached since preschool if we intend to contribute to the construction of a sustainable future.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10019
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf58.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.