Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10017
Title: A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
Author: Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
Advisor: Dias, Ana Jorge Balula Pereira
Keywords: Ensino multimédia
Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo
Expressão escrita
Erros ortográficos
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Web 2.0
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki.
This study aims at highlighting the potential of wikis as a web 2.0 tool to develop and implement teaching and learning strategies that enable students to improve their writing skills as to the correction of orthographic errors correction in their mother tongue. Thus, based on a theoretical framework, which seeks to frame this study within the research held on writing skills and orthographic errors and the case study as research methodology, an empirical study was developed. It was organized in 4 phases which involved 16 8th grade students and the teacher of Portuguese Language. The 1st Stage (Preliminary study) refers to the first objective defined for this work, i.e. to identify the most common types of errors in texts written by then participants. In the 2nd Stage (Structuring the wiki) and 3rd Stage (Operationalization), oriented according to the second and third objective, the most common types of errors were identified and a strategy for the correction and consequent improvement of writing skills was defined, in which a wiki was designed so that students could collaborate. Finally, in the 4th Stage (Evaluation), it was intended to evaluate the impact of the use of wiki in the development orthographic skills. Finally, in Chapter 5, the most relevant conclusions are put forward, as well as suggestions for future work regarding the use of other teaching and learning strategies based on the wiki.
Description: Mestrado em Didática - Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/10017
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.