Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10017
Title: | A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
Author: | Ribeiro, Jaime Manuel Varejão |
Advisor: | Dias, Ana Jorge Balula Pereira |
Keywords: | Ensino multimédia Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo Expressão escrita Erros ortográficos Língua portuguesa Estratégias da aprendizagem Web 2.0 |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki
enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de
ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as
competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna.
Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar
este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de
escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto
metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico,
organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de
escolaridade e o respetivo professor de Português.
A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo
estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos
redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da
wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do
segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais
frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção
do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso
à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa
(Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas
competências ortográficas dos participantes no estudo.
Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais
relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere
à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem
baseadas numa wiki. This study aims at highlighting the potential of wikis as a web 2.0 tool to develop and implement teaching and learning strategies that enable students to improve their writing skills as to the correction of orthographic errors correction in their mother tongue. Thus, based on a theoretical framework, which seeks to frame this study within the research held on writing skills and orthographic errors and the case study as research methodology, an empirical study was developed. It was organized in 4 phases which involved 16 8th grade students and the teacher of Portuguese Language. The 1st Stage (Preliminary study) refers to the first objective defined for this work, i.e. to identify the most common types of errors in texts written by then participants. In the 2nd Stage (Structuring the wiki) and 3rd Stage (Operationalization), oriented according to the second and third objective, the most common types of errors were identified and a strategy for the correction and consequent improvement of writing skills was defined, in which a wiki was designed so that students could collaborate. Finally, in the 4th Stage (Evaluation), it was intended to evaluate the impact of the use of wiki in the development orthographic skills. Finally, in Chapter 5, the most relevant conclusions are put forward, as well as suggestions for future work regarding the use of other teaching and learning strategies based on the wiki. |
Description: | Mestrado em Didática - Tecnologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10017 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.