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Title: Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
Author: Cardoso, Maria José Rebelo Branco
Advisor: Almeida, Patrícia Glória Soares de Albergaria de
Keywords: Ensino das ciências
Técnicas da aula: Ensino secundário
Técnicas de interrogação
Motivação para a aprendizagem
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com este trabalho pretendeu-se conceber e implementar estratégias com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como estratégias laboratoriais e práticas promotoras do questionamento dos alunos no estudo da fotossíntese. Pretendeu-se ainda (i) identificar as estratégias que conduzem à formulação de um maior número de perguntas de elevado nível cognitivo, e (ii) verificar se as abordagens à aprendizagem adotadas pelos alunos refletem o tipo de perguntas por estes colocadas. Assim, adoptou-se uma abordagem qualitativa, apesar de se utilizarem também algumas variáveis quantificáveis, tendo-se desenvolvido um estudo de caso. Foi aplicado um questionário para identificar e caracterizar as abordagens à aprendizagem dos alunos de uma turma de 10º ano da área das Ciências. Foram também concebidas e implementadas estratégias de cariz CTS, laboratoriais e práticas, com o intuito de promover o questionamento dos alunos. Estas estratégias centraram-se nos alunos e nas suas perguntas, tentando, assim, incentivar a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo. Verificou-se a predominância da uma abordagem superficial à aprendizagem, não sendo no entanto lineares os resultados obtidos pela aplicação do questionário relativamente aos três parâmetros estudados (conceção de aprendizagem, abordagem ao estudo e métodos preferenciais de ensino) para cada aluno. Verificou-se que os alunos formularam, maioritariamente, perguntas de baixo nível cognitivo, o que vai ao encontro da caracterização da turma relativamente às abordagens à aprendizagem (predominância de uma abordagem superficial). É de salientar que se verifica que o maior número de perguntas colocadas ocorreu na implementação da estratégia CTS. No entanto, foi na atividade prática que se obteve um maior número de perguntas de nível cognitivo mais elevado.
The aim of this study was to design and implement strategies with a Science-Technology-Society (STS) approach, as well as laboratory and practical strategies aiming to promote student questioning in the study of photosynthesis. It also was intended to (i) identify the strategies that lead to the formulation of a higher number of high cognitive level questions, and (ii) investigate if the students’ learning approaches reflect the kind of questions they ask. Thus, a case study qualitative approach was adopted, although some quantifiable variables were also used. A questionnaire was applied to identify and characterize the learning approaches of a class of 10th grade science students. With the aim of promoting student higher level questioning, several strategies were conceived and implemented: STS, laboratory and practical strategies. The results show that the students adopt predominantly a superficial approach to learning. However, non linear results were obtained in relation to the three parameters studied (learning conception, approach to learning and preferred teaching methods) for each student. It was found that the students asked, mainly low-level cognitive questions, what meets the characterization of the class in respect of approaches to learning (predominance of a superficial approach). The results also show that the greatest number of questions was raised on the STS strategy. However, the practical activity originated the greatest number of higher cognitive level questions.
Description: Mestrado em Didática - Ciências para Professores de 3º CEB/SEC de Biologia e Geologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/10016
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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