Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10005
Title: Raciocínio matemático e pensamento crítico - um estudo correlacional
Author: Almeida, Ana Cristina Henriques de
Advisor: Vieira, Celina Tenreiro
Keywords: Ensino da matemática
Técnicas da aula - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)
Técnicas pedagógicas
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento cognitivo
Pensamento crítico
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, diferentes setores da sociedade reconhecem que, os desafios e as exigências colocados por uma sociedade de informação e conhecimento exigem a todos formação em matemática. Esta é necessária na preparação de jovens para atuarem de forma conhecedora e confiante em situações problemáticas do mundo real. Nesse sentido, a educação matemática deve ser centrada no desenvolvimento integrado de conhecimentos, atitudes e capacidades, entre elas o Raciocínio Matemático e o Pensamento Crítico, de modo que, qualquer estudante seja capaz de resolver eficazmente problemas com que se confronta, tomando decisões racionais, contribuindo assim para a formação de um pensamento aberto e crítico. O presente trabalho propôs-se averiguar a existência de correlação entre o nível de Raciocínio Matemático e o nível de Pensamento Crítico de alunos do 6º ano de escolaridade do ensino básico. Pretendeu também verificar se o nível de Raciocínio Matemático está correlacionado com o aspeto de Pensamento Crítico: (i) indução; (ii) credibilidade; (iii) observação; (iv) dedução e (v) assunções. A investigação assentou numa abordagem de natureza quantitativa, operacionalizada por um estudo do tipo correlacional. O estudo foi realizado numa escola do ensino básico da região de Aveiro e nela participaram alunos de 5 turmas do 6º ano de escolaridade, sendo a amostra do estudo constituída por 107 alunos. Para fazer a medição do nível de Pensamento Crítico e dos aspetos de Pensamento Crítico utilizámos o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (nível X). Para medir o nível de desempenho em Raciocínio Matemático aplicámos o Teste de Raciocínio Matemático desenvolvido para o efeito no âmbito do presente estudo. No tratamento dos dados recolhidos recorreu-se a procedimentos de natureza descritiva e inferencial. De acordo com os resultados obtidos, verificámos que existe uma correlação positiva entre o nível de Pensamento Crítico dos alunos e o seu nível de desempenho em Raciocínio Matemático. Os resultados apontaram no sentido que existe uma correlação positiva, estatisticamente significativa, entre o nível de desempenho em Raciocínio Matemático dos alunos e o aspeto de Pensamento Crítico dedução.
In this day and age different sectors in our society recognize that challenges and demands imposed by a society of information and knowledge require mathematics education. This is necessary in preparing young people to respond with knowledge and confidence when facing real life problems. In this sense, mathematics teaching ought to center on developing knowledge, positive attitude and skills, including Mathematical Reasoning and Critical Thinking, allowing for every student to be able to effectively solve problems that they are faced with by making rational decisions and thus contributing to the development of an open and critical way of thinking. This study is set out to investigate the correlation between Mathematical Reasoning and Critical Thinking levels of 6th grade students. It is also intended to verify whether Mathematical Reasoning level is associated with Critical Thinking aspects: (i) induction; (ii) credibility; (iii) observation; (iv) deduction and (v) assumption. The research was based on a quantitative approach and operationalized on a correlation study-type. The study was undertaken in a elementary school in the region of Aveiro with 6th grade students from 5 classes. It was made up of 107 students in total. The Critical Thinking Cornell Test (level X) was used to measure the level of Critical Thinking as well as its aspects. To measure students’ Mathematical Reasoning level, we have applied the Mathematical Reasoning Test developed for the purpose of this study. While processing the data collected we followed descriptive and inferential procedures. According to the results obtained, we found that there is a positive correlationship between the students’ Critical Thinking level and the students’ Mathematical Reasoning level. The results suggested that there is a positive correlationship, statistically significant, between the students’ Mathematical Reasoning level and the Critical Thinking aspect of deduction.
Description: Mestrado em Didática
URI: http://hdl.handle.net/10773/10005
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7037.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.