Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMigueis, Marlene da Rochapt
dc.contributor.authorLancha, Marta Cardosopt
dc.date.accessioned2013-03-25T16:33:21Z-
dc.date.available2013-03-25T16:33:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10000-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractFace à forte componente tecnológica e científica com que coexistimos na atualidade, é fundamental promover junto das crianças, em idade escolar, uma abordagem ao Ensino Experimental das Ciências, no sentido de desenvolver, desde cedo, competências de análise e crítico-reflexivas sobre os diferentes fenómenos com que se deparam no quotidiano. Neste pressuposto, deve haver uma preocupação por parte dos professores em apresentar atividades que possibilitem não só a compreensão desses fenómenos, mas também que promovam o desenvolvimento de competências que permitam estabelecer relações entre eles, ou seja, colocar em movimento o pensamento teórico. Este projeto de investigação, realizado na Escola EB1 da Glória com alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo investigar se as atividades experimentais em Ciências promovem níveis de implicação elevados, e se, em simultâneo, ocorre a mobilização do pensamento teórico da criança. Com o estudo realizado foi possível concluir que durante a realização das quatro atividades experimentais, os níveis de implicação das crianças pertencentes à amostra foram bastante elevados. A partir desta observação, podemos inferir que o Ensino Experimental das Ciências é promotor de níveis elevados de implicação. Já no que concerne ao Pensamento Teórico, não foi possível tirar qualquer tipo de conclusão que nos possibilitasse afirmar que as atividades experimentais mobilizam o pensamento teórico, devido ao curto período de tempo em que o projeto foi desenvolvido.pt
dc.description.abstractDue to nowadays technological and scientific strong component it is fundamental to promote, near the school age children, an approach to the Experimental Science Studies, since an early age, in the sense of developing competences of analysis and of critical-reflexive about the different phenomenon of the daily life. According to this, teachers should be concerned in doing activities that allow, not only to understand these phenomenons, but also to promote the development of competences to correlate them, that is to use the theoretical thinking. This innovation project, accomplished in Escola EB1 da Glória, with students from the 1st year of the First Cycle of Mandatory School, has the intention of research if the experimental activities in Sciences, promote high levels of motivation, and if, simultaneously, occurs the mobilization of the theoretical thinking of the child. The conclusions of this study show that during the course of the four experimental activities, the level of involvement of children in the sample was quite high. From this observation, we can infer that the Experimental Science Education is promoting high levels of involvement. As regard to the Theoretical Thought it was not possible to draw any conclusion allowing us to say that the experimental activities mobilize the theoretical thought, due to the short time in which the project was developed.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectExperiências científicaspt
dc.subjectMétodos pedagógicospt
dc.titleEnsino experimental: aumentar a implicação e mobilizar o pensamentopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_Marta Lancha.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.