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 Medição da eficácia do treino de competências de inteligência emocional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/999

title: Medição da eficácia do treino de competências de inteligência emocional
authors: Ramos, Isabel Cristina Bola
advisors: Silva, Carlos Fernandes da
keywords: Desenvolvimento psicológico
Activação do desenvolvimento
Inteligência emocional
Desenvolvimento de competências
Psicologia da educação
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho é um estudo quasi-experimental que se propõe medir a eficácia do Treino de Competências de Inteligência Emocional do “Clube de Inteligência Emocional” da Escola EB 2.3. de São João da Madeira, cujo objectivo foi a observação da interacção entre Inteligência Emocional, Perturbação do Comportamento e Sucesso Escolar. Os métodos utilizados consistiram na aplicação de instrumentos que decorreram em duas fases: a 1.ª fase no mês de Novembro de 2006 (momento antes), a 2.ª fase no mês de Maio de 2007 (momento depois). Para medir o Nível de Inteligência Emocional foi administrado aos alunos do Clube e aos alunos que o não frequentavam o Emotional Competence Inventory – University Edition (ECI-U) Versão Modificada. Com o objectivo de medir a Perturbação do Comportamento, administrámos um questionário com uma escala visuo-analógica aos directores de turma, para que avaliassem esses alunos. Por fim, para a determinação do Sucesso Escolar, calculámos a média das classificações dos 1.º e 2.º períodos do ano lectivo. A amostra foi constituída por 103 alunos da Escola EB 2.3. de S. João da Madeira com idades que variam entre os 9 e 13 anos, divididos em dois grupos: grupo experimental (35 alunos que frequentaram o referido clube) e grupo de controlo (68 alunos que não frequentaram o clube). Determinámos frequências, percentagens, médias, medianas, desvios-padrão, alfas de Cronbach, matrizes de correlações, testes t para amostras independentes e para medidas repetidas, testes não paramétricos U de Mann-Whitey e Z de Wilcoxon, bem como uma MANOVA e ainda análise de conteúdo. Os resultados da análise estatística permitiram-nos verificar que houve diferenças estatisticamente significativas (U= 9,0; p= .021) entre os dois grupos, sendo que os alunos que frequentaram o Clube apresentaram maior Nível de Inteligência Emocional do que os que não frequentaram ( Md= 4,27 e 3,95 respectivamente). Observámos ainda que a diminuição da Perturbação do Comportamento é estatisticamente significativa (t= 3,805; gl= 29; p= .001); verificámos também que quanto maior é o Sucesso Escolar dos alunos do clube, maior é a descida na Mudança dos Comportamentos de Oposição (às normas e à disciplina) (r=-0,41; p=.023), bem como no Total (Perturbação Geral) (r=-0,364; p=.048). Por fim foi possível observar diferenças estatisticamente significativas no Sucesso Escolar entre os dois momentos para os mesmos alunos (Z=-3.301; p=.001). Desta forma, podemos concluir que há grande probabilidade de o Treino de Competências de Inteligência Emocional ministrado no “Clube de Inteligência Emocional” ser eficaz. ABSTRACT: The present work is a quasi-experimental research whose aim is to measure the efficiency of the Emotional Intelligence Competencies Train of the “Emotional Intelligence Club”, from EB 2.3 School of São João da Madeira, by observing the interaction between Emotional Intelligence, Conduct Disorder and Learning Success. The methods used consisted of the application of instruments, occurring the 1st phase in November 2006 (the moment before) and the 2nd phase in the month of May 2007 (the moment after). In order to measure the Emotional Intelligence Level, it was used the Emotional Competence Inventory – University Edition (ECI-U), Modified Version, on pupils from the Club and on pupils that had never frequented it. Having the purpose of measuring the Conduct Disorder, we presented the class masters a questionnaire with a visual-analogical scale, so that they could evaluate those pupils. Last, in order to determine Learning Success, we have calculated the marks average of the 1st and 2nd terms of the school year. The sample was composed by 103 pupils from EB 2.3 School of São João da Madeira, whose ages ranged between 9 and 13 years old, divided into two groups: experimental group (35 pupils who had frequented the mentioned club) and the control group (68 pupils that had never frequented the club). We have determined the frequencies, percentages, averages, medians, standard-deviations Cronbach alphas, correlation matrixes, tests t for independent samples and for repeated measures, U non parametric tests of Mann-Whitey and Z of Wilcoxon, as well as a MANOVA and also contents analyses. We have obtained the following results: there were statistically significant differences (U=9,0; p=.021) between the two groups, knowing that the pupils who frequented the club showed a higher Emotional Intelligence Level than those who had not frequented it (Md=4,27 and 3,95 respectively); we noticed that the decrease of Conduct Disorder is statistically significant (t=3,805; gl=29; p=.001; we also noticed that the higher the Learning success of the pupils, the higher the decrease in Change of Opposition Conduct (to rules as discipline) (p=-0,41;p=.023), as well as in the Total (General Disorder) (p=0,364; p=.048); we also observed statistically significant differences in Learning Success between the two moments, for the same pupils (Z=-3.301;p=.001).This way, we can conclude that there is a great probability that the Emotional Intelligence Competencies Train of the “Emotional Intelligence Club” is efficient.
description: Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/999
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