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 Educadora de infância e presidente do conselho executivo : estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/998

title: Educadora de infância e presidente do conselho executivo : estudo de caso
authors: Simões, Orlanda Maria Carvalho
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração da educação
Organização escolar
Educação pré-escolar
Liderança
Directores de estabelecimentos de ensino
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O Decreto – Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio, utilizando uma discriminação positiva, veio chamar para a gestão das escolas, em tipologia de agrupamento,primeiro horizontal e depois vertical, dois níveis de ensino que até entãoestavam mais distantes e isolados dos outros níveis seguintes: a educação de infância e o primeiro ciclo do ensino básico. Assim, foi criada,a abertura necessária para a possibilidade de uma melhor e mais adequada articulaçãoentre os diversos níveis de ensino, permitindo um maior conhecimento, detodos, do trabalho desenvolvido por cada um. No entanto, tantos anos deisolamento, se garantiram à educação pré-escolar o desenvolvimento de profícuas relações com as comunidades locais, afastaram-na das lides mais formais da administração e gestão das escolas. Saber se a inevitável falta detraquejo e experiência nestas áreas condiciona o acesso destes profissionais, habitualmente mulherese frequentemente mães, à presidência da gestão foi uma questão que se colocou inicialmente à autora, desencadeandoposteriormente, o desejo de conhecer e estudar a singularidade de umaprofissional em educação de infância que assuma a presidência de um conselho executivo de um agrupamento de escolas. O estudo foi realizado num agrupamento vertical em que a educadora deInfância, mulher e mãe de três filhos, assume as referidas funções há sete anos lectivos, em dois conselhos executivos e uma comissão executiva instaladora. A metodologia utilizada pela autora foi qualitativa, tendo optado peloestudo de caso com realização de entrevistas, acrescida de análise documental, seguida de análise de conteúdo para tratamento e sistematização dos dados recolhidos. ABSTRACT: The Decree-Law nº 115-A/98, of May 4th, by employing positive discrimination, called to schoolmanagement two teaching levels that had until then been moredistant and isolated from the other levels: kindergarten and primary schooleducation. In this way, the necessary opening of possibilities for a better andmore adequate articulation between thedifferent teaching levels was created, allowing for a better understanding, by all, of the work carried out by eachprofessional. Nevertheless, so many years of isolation, although they haveafforded kindergarten education the development of valuable relationships with families and local communities, have distanced it from the more formal tasks ofschool administration and management. Finding out if the inevitable lack ofpractice and experience in these areas conditions the access of theseprofessionals, usually women and frequently mothers, to the position of head ofa school was a question that was initially considered by the author, and thatlater brought about the wish to get to know and study the particular case of afemale kindergarten teacher that holds the position of director of a group of schools. The study was carried out in a group of schools in which the kindergartenteacher, wife and mother of three children, held the position mentioned for thelast seven school years, in three different mandates, and was recently electedfor another three-year mandate. The author employed a qualitative research methodology, and opted for a casestudy, in which interviews, document analysis and then content analysis wereundertaken, to analyse and systematize the data obtained.
URI: http://hdl.handle.net/10773/998
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