Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9971
Title: | Desafios da literacia em leitura pelo PISA e avaliação em Língua Portuguesa no 9.º ano |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos Marques, Rita |
Keywords: | Avaliação em Português Programa de Português do ensino básico Literacia PISA |
Issue Date: | Dec-2011 |
Publisher: | Instituto Politécnico da Guarda / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Abstract: | As avaliações internacionais PISA apontam para o desenvolvimento de competências de literacia, aqui entendida como a relação entre o indivíduo, a realidade e os símbolos que representam a realidade. O desafio que se coloca aos alunos não é que reproduzam o currículo, mas que resolvam problemas a partir do que nele aprenderam. À escola cabe desenvolver os mecanismos para ativar o desenvolvimento dessas competências, contrariando a tendência do programa que se baseia em textos literários. Numa experiência piloto pré-experimental, pretendeu-se aferir se a compreensão do texto literário e do texto não literário exigem (ou não) um desenvolvimento diferenciado de competências. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9971 |
ISBN: | 978-972-8681-35-7 |
Publisher Version: | http://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume4.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_XIcongSPCE_342.pdf | literacia em leitura pelo PISA | 965.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.