Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/993
Title: Manifestações de bullying no 3º ciclo do ensino básico : um estudo de caso
Author: Sá, José Ilídio Alves de
Advisor: Pardal, Luís António
Keywords: Administração da educação
Organização escolar
Sociologia da educação
Violência nas escolas
Ensino básico 3º ciclo
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A temática da violência nas escolas em Portugal tem vindo a assumir uma maior visibilidade fruto de variados factores, entre os quais podemos destacar o aumento do número de incidentes envolvendo alunos, professores e pessoal auxiliar ou, ainda, como resultado da maior atenção dispensada ao problema pela comunicação social. Na relação que se estabelece entre alunos, o bullying tem adquirido maior visibilidade no contexto português pela elevada complexidade e violência que o caracteriza e pelas consequências negativas e irreversíveis que provoca nas suas vítimas, nos seus agressores, nas famílias e nas escolas. Num estudo de caso realizado numa escola com o 3º Ciclo do Ensino, procurámos compreender, de forma mais detalhada, o que se passa ao nível dos relacionamentos entre alunos, em geral, e de manifestações de bullying que possam eventualmente ocorrer dentro do estabelecimento de ensino, tanto nos seus espaços interiores, como nos exteriores. Procurámos, ainda, reflectir sobre o papel que a escola, como organização, deve desempenhar no sentido de promover e implementar políticas e medidas que possam prevenir e combater quaisquer manifestações de indisciplina e de violência, com especial incidência nos episódios de bullying. ABSTRACT: School violence in Portuguese schools has assumed a wider visibility due to multiple factors such as the increase of the number of incidents involving students, teachers and staff members or, even, as a result of the larger attention given to the problem by the mass media. In the relationships which are established between students, bullying has acquired bigger visibility in the Portuguese context due to its high complexity and violence and because of the negative and irreversible consequences that it provokes in its victims, in its aggressors, in the families and in the schools. In a case study held in a school with 7th to 9th grades, we attempted to understand, in a more detailed way, the types of relationships that occur among students, in general, and the expression of bullying events that take place inside the school, both indoors and outdoors. Furthermore, we tried to reflect on the role that the school, as an organization, should play in order to promote and to implement policies and measures which may prevent and combat any forms of indiscipline and of violence, with special incidence in episodes of bullying.
Description: Mestrado em Análise Social e Administração Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10773/993
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001020.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.