Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9880
Title: | O gesto na performance em percussão - uma abordagem sensorial e performativa |
Author: | Chaib, Fernando Martins de Castro |
Advisor: | Zoudilkine, Evgueni Stasi, Carlos |
Keywords: | Música Instrumentos de percussão Gesto Interpretação musical |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho discute o gesto na performance em percussão e sua
influência sobre as sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um
trecho musical. Conceitos de gesto utilizados em música e dança foram
observados e redimensionados para a execução instrumental percussiva. Três
abordagens distintas sobre o gesto na performance percussiva (Gesto
Percussivo, Gesto Percussivo Interpretativo e Gesto Percussivo Expressivo)
foram realizadas com a intenção de se gerarem mecanismos e ferramentas
técnicas, interpretativas e expressivas para o fazer musical do intérprete
percussionista. Através de um experimento que teve como objetivo captar
sensações de continuidade, suspensão e conclusão de um indivíduo sobre
uma performance musical percussiva, foi possível constatar como o movimento
corporal age de forma influente sobre as informações musicais passadas pelo
intérprete ao espectador. The present work discusses the gesture in percussion performance and its influence on the sensation of continuity, suspension and conclusion in a musical passage. Gestures concepts used in music and dance were observed and resized to the percussive instrumental execution. Three distinct approaches on the gesture in percussion performance (Percussive Gesture, Interpretative Percussive Gesture and Expressive Percussive Gesture) were realized with the intention of generate technical, interpretative and expressive mechanisms and tools to the music making of the percussionist Through an experiment that aimed to capture the sensations of continuity, suspension and conclusion of an individual/subject in a musical passage, it was possible to ascertain how the bodily motion interacts in influent manner upon the musical information past by the interpreter to the audience. |
Description: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9880 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.