DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Relatórios >
 Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/9856

title: Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos
other titles: Statement on Education of the three to eight year-olds
Déclaration sur l’éducation des enfants de trois à huit ans
authors: Conselho da Europa
Coelho, Carlos Meireles (trad.)
Ferreira, Ana Bela (trad.)
keywords: continuidade entre educação de infância e educação primária
educação dos 3 aos 8 anos
escolaridade obrigatória
função educativa e de guarda
igualdade de oportunidades
integração
tolerância
envolvimento dos pais
issue date: 1981
abstract: A Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação do Conselho da Europa, na sua 12.ª sessão (1981 em Lisboa), no seguimento dos estudos requeridos na 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e seus resultados: Priorities in pre-school education / Les grandes priorités de l’éducation préscolaire, Strasbourg, CoE, CCC/EC, 1979), recomenda a continuação de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Valoriza particularmente o período dos 3 aos 8 anos de idade como decisivo para o futuro escolar de todas as crianças, onde é necessário garantir a igualdade de oportunidades na continuação das condições educativas e de guarda, e, para isso, os horários dos estabelecimentos têm de ser compatíveis com os horários dos pais que trabalham. Nalguns países a idade de escolaridade obrigatória está a baixar para melhor permitir a continuidade educativa de práticas, objectivos e métodos, devendo as boas práticas da educação pré-escolar ser continuadas pela educação primária. Educadores e professores da educação primária devem ser formados para que essa continuidade se torne uma realidade. Às crianças com particulares especificidades (incluindo as portadoras de deficiências) devem ser garantidas mais oportunidades e serem educadas todas umas com as outras em conjunto, com o intuito de cultivar a tolerância e o espírito de abertura desde a mais tenra idade. O envolvimento dos pais é necessário e determinante particularmente nestas idades.
description: CoE (1981). Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos, adotada na 12ª sessão da Conferência Permanente dos Ministros Europeus da Educação do Conselho da Europa, Lisboa, 3 e 4 de junho de 1981. Tradução de Carlos Meireles Coelho e Ana Bela Ferreira. Aveiro: Universidade de Aveiro.
URI: http://hdl.handle.net/10773/9856
publisher version/DOI: http://hub.coe.int/web/coe-portal
appears in collectionsDE - Relatórios

files in this item

file description sizeformat
1981 CoE 12.ª.pdfeducação dos três aos oito anos240.65 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2