DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Pedagogia escutista como complemento à educação escolar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/984

title: Pedagogia escutista como complemento à educação escolar
authors: Granja, Sandra Filipa da Costa
advisors: Coelho, Carlos Meireles
keywords: Escutismo
Métodos pedagógicos
Formação inicial
Preparação para a vida activa
Desenvolvimento pessoal
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O relatório Delors para a UNESCO considera que, além do tradicional aprender a conhecer, a educação deve contribuir também para o desenvolvimento integral das crianças e jovensdurante o seu percurso escolar através daquilo que designa por mais três pilares: aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Efectivamente estas três dimensões da educação têm sido secundarizadas na acção educativa, embora sobretudo no movimento da Escola Nova se tenha alargado a educação a esta dimensões. No entanto a escola tem tido muita dificuldade em sair do transmitir conhecimentos. O escutismo nasceu no auge das utopias da Escola Nova e a pedagogia escutista perdurou até hoje, tendo-se desenvolvido ao longo de um século tornando-se o mais difundido e o maior movimento educativo extra-escolar de crianças e jovens em todo o mundo em mais de 200 países. Pretende-se analisar a pedagogia escutista na óptica da «educação um tesouro a descobrir», como se diz no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. ABSTRACT: The Delors report to the UNESCO considers that, beyond the traditional learning to know, the education should too contributes to the children and youthsintegral development during their scholar course through what its designated by more three pillars: learning to do, learning to live together and learning to be. In fact these three education dimensions have been secondary in the educational action, although mainly in the New Education movement it has been spread the education into these dimensions. However school had much difficulty on getting out of the knowledge transmit. The Scouting was born on the peak of the utopies of the New Educationand the scout pedagogy was remaining till today, and it has been developed along of one century becoming the most spread and greater extra-scholar educational movement of children and youths in all over the world in more than 200 countries. It attempts to analyse the scout pedagogy on the optics of the “Learning: the treasure within - Report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century”.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/984
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2008000433.pdf798.81 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2