DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Quando as crianças contam histórias: estudo para o desenvolvimento de uma aplicação multimédia interativa de suporte ao conto de histórias por crianças do 1º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/9212

title: Quando as crianças contam histórias: estudo para o desenvolvimento de uma aplicação multimédia interativa de suporte ao conto de histórias por crianças do 1º CEB
authors: Amaro, Ana Carla Migueis
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Pereira, Maria Luísa Álvares
keywords: Ensino multimédia
Multimédia interactiva
Narração de histórias: Aplicações multimédia
Desenvolvimento das crianças: Alunos do básico 1º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Concetualmente ancorado em referenciais teóricos que demonstram o papel fundamental da narrativa e a ubiquidade dos produtos dos esquemas narrativos nos vários domínios da vida humana, bem como a importância do desenvolvimento de competências narrativas adequadas enquanto processo determinante no sentido da construção da literacia, este trabalho procurou compreender os processos de estruturação e a estrutura de histórias contadas por crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa abordagem morfológica suportada pela teoria e modelo de Vladimir Propp, no sentido da concetualização e prototipagem de uma aplicação multimédia de suporte ao conto de histórias. Os estudos empíricos conduzidos, de natureza comparativo-exploratória, permitiram que as crianças assumissem o papel de contadoras de histórias e informantes, fornecendo-nos o corpus e conteúdo para análises morfológicas e de conteúdo, sobretudo qualitativas e com objetivos fundamentalmente descritivos. Os resultados do estudo suportaram o delineamento de linhas orientadoras para o desenvolvimento do modelo concetual e requisitos funcionais de uma aplicação multimédia de suporte ao conto de histórias, de natureza educativa, que veio a designar-se por Curucucu©, Conto eu ou contas tu?. O processo de prototipagem da aplicação multimédia implementou uma abordagem iterativa e centrada no aluno para efeitos de concetualização, desenho, implementação e testes da ferramenta e tendo como preocupação central o desenvolvimento de interfaces adequadas, quer às crianças, quer aos objetivos e contextos de utilização, integrando crianças e professores do 1.º CEB, bem como outros informantes (na qualidade de peritos) em fases específicas do processo. Para além das limitações encontradas no estudo, avançam-se propostas de investigação futura.

Conceptually anchored in theoretical references that demonstrate the fundamental role of the narrative and ubiquity of the products of narrative schemes in the various domains of human life, as well as the importance of the development of adequate narrative competences as a determining process for the construction of literacy, this study sought to understand the processes of structuring and the structure of stories told by primary education children, from a morphological approach grounded on Vladimir Propp’s theory and model, so as to conceive and prototype a multimedia application to support the construction of stories. The empirical studies conducted, of a comparative and exploratory nature, allowed children to adopt the role of storytellers and informants, offering us the corpus and the contents for morphological and content analysis, especially of a qualitative nature and fundamentally with descriptive goals. The results of the study supported the conception of guidelines for the development of the conceptual model and functional requirements of a multimedia application to support storytelling of an educational nature that came to me named Curucucu©, Conto eu ou contas tu?. The prototyping process of the multimedia application followed an iterative and learner-centred approach in the conceptualisation, design, implementation and testing of the tool and having as a central concern the development of interfaces, adequate both to the children, the objectives and contexts of its usage, integrating children and primary education teachers as well as other informants (in the quality of experts) at specific times in the process. Besides reference to the limitations of the present study, suggestions for future research are put forward.
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9212
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
tese.pdf23.7 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2