Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9192
Title: | Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas |
Author: | Nogueira, Sofia Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
Keywords: | Capacidades matemáticas Resolução de problemas Comunicação (em) matemática |
Issue Date: | Sep-2010 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Abstract: | Reconhecendo a importância de promover as capacidades de resolução de problemas e de comunicação (em) matemática dos alunos, potenciando conexões entre as áreas de matemática e ciências físicas e naturais e articulando contextos de educação formal e não formal, desenvolveu-se um estudo com a finalidade de avaliar o impacto de situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas ligadas à resolução de problemas e à comunicação, por parte de alunos do 1º CEB. Decorrente desta finalidade, desenvolveram-se recursos didácticos que integram situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências e que articulam dois contextos de implementação: um formal (sala de aula) e outro não formal (Jardim da Ciência situado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro). Estes recursos didácticos foram implementados com alunos do 4º ano do 1º CEB. Na presente comunicação, apresentam-se os resultados obtidos no que respeita às representações dos alunos, antes e após a implementação dos recursos didácticos, sobre o seu desempenho relativo à resolução de problemas e à comunicação (em) matemática. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9192 |
ISBN: | 978-972-8768-45-4 |
Publisher Version: | http://siemxxi.apm.pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2010) Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas.pdf | 340.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.