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Title: Avaliação das aprendizagens no ensino superior: estudo de um sistema de avaliação nas unidades curriculares de projeto de simulação empresarial
Author: Azevedo, Liliana Fernanda Moreira Carvalho Bastos
Advisor: Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Silva, Isabel Maria Catarino Huet e
Keywords: Avaliação da educação
Ensino superior: Porto (Portugal)
Qualidade da educação
Melhoria da educação
Eficácia do ensino
Sucesso escolar
Currículos centrados nos alunos
Defense Date: 29-Feb-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com a preocupação de suprir lacunas evidenciadas pelo ensino tradicional típico do Curso de Contabilidade e Administração do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, introduziu-se no seu sistema de ensino as unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial I e II (PSE I e PSE II), que, pela sua singularidade e especificidades, denominamos de Ambiente Empresarial. A particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, molda a metodologia do ensino, da aprendizagem e da avaliação. De destacar que o sistema de avaliação das aprendizagens introduzido está construído numa base informática de recolha contínua e ponderação sistemática de uma série de indicadores. A presente tese tem como objetivo estudar as potencialidades e constrangimentos do sistema de avaliação utilizado nas unidades curriculares referidas. Pretendemos, em particular, analisar em que medida este sistema beneficia o sucesso escolar dos estudantes, em resultado de uma melhoria no processo de aprendizagem e, consequentemente, no desenvolvimento das competências dos estudantes. No decorrer dos anos letivos de 2008-2009 e de 2009-2010, segundo e primeiro semestres, respetivamente, recolhemos dados qualitativos e quantitativos através de questionários aos estudantes e entrevistas aos docentes e ao responsável pela coordenação das unidades curriculares. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste sistema de avaliação possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais.
With the concern to fill the gaps evidenced by the traditional teaching representative of the Course of Accounting and Management/Administration on ISCAP, it has been introduced in his education system the curricular units of Business Simulation Project I and II (BSP), which, by their uniqueness and specificity, were named Environmental Business. The particularity of this process of competences training shapes the methodology of teaching, learning and assessment. The learning assessment system introduced in these curricular units is built on an informatics bases of continuous collection of information and systematic consideration of a series of indicators. This thesis aims to study the potential and constraints of the learning assessment system used in the mentioned curricular units. We intend, in particular, to analyse to what extent this system benefits the academic success of students as a result of an improvement in the learning process and, consequently, in developing the students’ competences. During the 2008-2009/2009-2010 school year (respectively, second and first semesters), we have collected qualitative and quantitative sources of data through questionnaires to students, and interviews to teachers and to the responsible coordinator of the curricular units. The results of the study raised a number of issues related to the assessment and on the way the ‘new’ assessment system develops in students a different posture in the teaching and learning process. The student-center approach to learning is the goal of this assessment system, allowing students to self-regulate their learning process through continuous feedback. The individual and group work are presented as major factors in the development of generic (relational) and behavioral competences.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9153
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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