Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9071
Title: | O impacto social dos agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem |
Author: | Faria, Joana Cabrita, Isabel |
Keywords: | Agentes pedagógicos animados Personagens virtuais Softwares educativos Ambientes interactivos de aprendizagem Interfaces emotivas |
Issue Date: | 2007 |
Abstract: | O estudo de caso, aqui apresentado de forma sucinta, foi realizado com a finalidade de se analisar a interacção entre os alunos de uma turma de sexto ano, do Ensino Básico, e os agentes virtuais presentes no software educativo TeLL me More® Kids. Os dados obtidos a partir de diferentes técnicas e instrumentos permitiram tentar compreender a influência dessas personagens, não só no desenvolvimento de apetências e de competências transversais e específicas da área disciplinar de Inglês, mas também noutros domínios tais como a motivação, a emoção, as relações aluno-professor e aluno-aluno, a autonomia, as atitudes e valores e a criatividade. As conclusões resultantes do estudo, implementado no ano lectivo de 2004/2005, convergem com as que têm vindo a ser apresentadas pelos investigadores da área em questão, ou seja, que os agentes pedagógicos animados actuam essencialmente ao nível da emoção e da motivação, o que pode ajudar no desenvolvimento e/ou construção de conhecimento. Por este motivo, julga-se fundamental uma avaliação sistemática dos agentes virtuais, de modo a tentar evitar qualquer impacto social menos positivo, principalmente nas crianças. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9071 |
ISBN: | 978-972-8969-04-2 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2007) O impacto Social dos Agentes Pedagógicos Animados em...pdf | 495.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.