Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9071
Title: O impacto social dos agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem
Author: Faria, Joana
Cabrita, Isabel
Keywords: Agentes pedagógicos animados
Personagens virtuais
Softwares educativos
Ambientes interactivos de aprendizagem
Interfaces emotivas
Issue Date: 2007
Abstract: O estudo de caso, aqui apresentado de forma sucinta, foi realizado com a finalidade de se analisar a interacção entre os alunos de uma turma de sexto ano, do Ensino Básico, e os agentes virtuais presentes no software educativo TeLL me More® Kids. Os dados obtidos a partir de diferentes técnicas e instrumentos permitiram tentar compreender a influência dessas personagens, não só no desenvolvimento de apetências e de competências transversais e específicas da área disciplinar de Inglês, mas também noutros domínios tais como a motivação, a emoção, as relações aluno-professor e aluno-aluno, a autonomia, as atitudes e valores e a criatividade. As conclusões resultantes do estudo, implementado no ano lectivo de 2004/2005, convergem com as que têm vindo a ser apresentadas pelos investigadores da área em questão, ou seja, que os agentes pedagógicos animados actuam essencialmente ao nível da emoção e da motivação, o que pode ajudar no desenvolvimento e/ou construção de conhecimento. Por este motivo, julga-se fundamental uma avaliação sistemática dos agentes virtuais, de modo a tentar evitar qualquer impacto social menos positivo, principalmente nas crianças.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9071
ISBN: 978-972-8969-04-2
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2007) O impacto Social dos Agentes Pedagógicos Animados em...pdf495.91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.