Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8998
Title: O designer como intérprete de cenários de equipamentos
Author: Aparo, Liliana Cristina Marques Soares e
Advisor: Pombo, Maria de Fátima Teixeira
Donegani, Dante
Keywords: Design
História do design
História da arquitectura
Urbanismo
Edifícios - Fachadas
Equipamentos urbanos
Defense Date: 16-Mar-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação pretende contribuir para a investigação em design, validando a interpretação como método em design aplicada a meta-projectos de cenários de equipamentos no século XXI. A análise e a avaliação dos dois conceitos - interpretação e cenário - como reflexo da maneira de pensar da contemporaneidade são a base para a estruturação de um meta-projecto aplicado na epiderme da cidade, sustentado pela metodologia projectual da hermenêutica e pela competência da semiótica. Este projecto de investigação organiza-se em duas partes; cada uma desenvolvida ao longo de três capítulos. No primeiro capítulo da primeira parte averigua-se o relacionamento entre a metodologia projectual aplicada por projectistas, desde o séc. XVII até aos nossos dias, e o pensamento filosófico para fundamentar a interpretação como método em design. No segundo capítulo analisa-se o cenário enquanto superfície vertical da cidade definida por um sistema de equipamentos. Por um lado, verifica-se que o equipamento (􀀁équipement􀀂, Le Corbusier) é a proposta de ordem construtiva dos anos 20 e que a pattern (􀀁pattern language􀀂, Alexander) é a ordem construtiva a partir dos anos 70. Por outro lado, averigua-se que hoje a superfície da cidade é constituída por várias camadas e que a camada superior é a epiderme. Enquanto película de sistema de patterns, a epiderme revela-se apta a deixar-se afectar pela mudança e, consequentemente, a ser trabalhada pelo design. O terceiro capítulo analisa a história da cultura da superfície dos edifícios no contexto ocidental, da Grécia Clássica aos nossos dias, para interpretar a proposta do design da epiderme. Para caracterizar a complexidade do período compreendido entre a acção metodológica de Le Corbusier nos anos 20 e o séc. XXI são comentados cinco momentos temáticos distintos. No primeiro capítulo da segunda parte escolhe-se o exercício do meta-projecto como instrumento de reflexão projectual dialéctico, definidor de uma metodologia projectual. O meta-projecto é analisado na realidade ocidental diacrónica e sincronicamente para fundamentar o conceito de 􀀁junkspace􀀂 como nova ordem. Neste sentido, são interpretados conceitos relativos à vivência urbana, reivindicando-lhes uma nova existência: a iluminação, a zona verde como pulmão da cidade, a energia interpretada como competência do cenário envolvente e o 􀀁junkspace􀀂 como nova ordem arquitectónica. No segundo capítulo define-se uma estratégia meta-projectual narrativa aplicada ao projecto da epiderme da cidade, destacando a particular importância do relacionamento entre a investigação em design e as empresas como fonte de inovação e de conhecimento. O terceiro capítulo defende um exercício experimental na área do projecto da epiderme dos edifícios como uma oportunidade para desenvolver diferentes propostas, partindo do mesmo brief. São apresentados resultados dos workshops inter-disciplinares entre o contexto académico e a realidade empresarial que alimentam o meta-projecto enquanto processo dialéctico, contínuo e inovador. Conclui-se com o argumento de que o design é uma disciplina com uma participação fundamental na valorização e na transformação das cidades do século XXI.
The present dissertation aims to contribute towards design research, validating interpretation as a design method applied to the twenty-first century metaprojects in the equipment scenario. The analysis and evaluation of the two concepts 􀀁 interpretation and scenario 􀀁 as a reflection of the contemporaneity mindset, are the basis to structure a meta-project for the epidermis of the city, supported by hermeneutics projectual methodology and by semiotic capability. This research project is organized in two sections; each developing along three chapters. The first chapter of the first section addresses the relationship between philosophical thinking and projectual methodology, as reported by a number of designers from the 17th century until nowadays, proposing interpretation as a method in design. The second chapter analyzes the scenario while vertical surface of the city, defined as an equipment system. On the one hand, we confirm that equipment (􀀂équipement􀀃, Le Corbusier) is the constructive order proposed in the 1920􀀃s and that pattern (􀀂pattern language􀀃, Alexander) is the constructive order since the 1970􀀃s. On the other hand, it is nowadays considered that the surface of the city consists of several layers, being the outer layer the epidermis. As pellicle on a system of patterns, the epidermis is able to be affected by change and subsequently to be developed by design. The third chapter examines the history of the epidermis of buildings􀀃 culture within the Western context and from Classical Greece to the present day, to interpret the epidermis design proposal. In order to characterize the complexity of the period between Le Corbusier􀀃s methodological action in the 1920􀀃s and the twenty-first century, five different thematic moments are analyzed. The first chapter in the second section debates the use of meta-project as dialectical instrument for projectual thought in order to define a projectual methodology. The meta-project is analyzed diachronically within the Western framework and synchronically to fundament the concept of 􀀂junkspace􀀃 as new order. For this purpose, concepts regarding urban living are interpreted, canvassing for them a new existence: lighting, green areas as lungs of the city, the energy, construed as the competence of the surrounding scenario, and 􀀂junkspace􀀃 as a new architectural order. The second chapter characterizes a meta-projectual narrative strategy applied to the project of the epidermis of the city, stressing the outstanding value of the relationship between design research and enterprises, source of knowledge and innovation. The third chapter advocates an experimental approach to the project of the building epidermis, considered an opportunity to develop different proposals stemming from the same brief. We present the results of the inter-disciplinary workshops between academics and enterprises, set in order to keep the meta-project a dialectical, constant and innovative process. We conclude with the argument that design is an innovative discipline with a key role towards the transformation and valorization of the cities in the twenty-first century.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/8998
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
249251.pdf51.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.