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http://hdl.handle.net/10773/8998
Title: | O designer como intérprete de cenários de equipamentos |
Author: | Aparo, Liliana Cristina Marques Soares e |
Advisor: | Pombo, Maria de Fátima Teixeira Donegani, Dante |
Keywords: | Design História do design História da arquitectura Urbanismo Edifícios - Fachadas Equipamentos urbanos |
Defense Date: | 16-Mar-2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação pretende contribuir para a investigação em design, validando
a interpretação como método em design aplicada a meta-projectos de cenários
de equipamentos no século XXI. A análise e a avaliação dos dois conceitos -
interpretação e cenário - como reflexo da maneira de pensar da
contemporaneidade são a base para a estruturação de um meta-projecto
aplicado na epiderme da cidade, sustentado pela metodologia projectual da
hermenêutica e pela competência da semiótica. Este projecto de investigação
organiza-se em duas partes; cada uma desenvolvida ao longo de três
capítulos.
No primeiro capítulo da primeira parte averigua-se o relacionamento entre a
metodologia projectual aplicada por projectistas, desde o séc. XVII até aos
nossos dias, e o pensamento filosófico para fundamentar a interpretação como
método em design. No segundo capítulo analisa-se o cenário enquanto
superfície vertical da cidade definida por um sistema de equipamentos. Por um
lado, verifica-se que o equipamento (équipement, Le Corbusier) é a proposta
de ordem construtiva dos anos 20 e que a pattern (pattern language,
Alexander) é a ordem construtiva a partir dos anos 70. Por outro lado,
averigua-se que hoje a superfície da cidade é constituída por várias camadas
e que a camada superior é a epiderme. Enquanto película de sistema de
patterns, a epiderme revela-se apta a deixar-se afectar pela mudança e,
consequentemente, a ser trabalhada pelo design. O terceiro capítulo analisa a
história da cultura da superfície dos edifícios no contexto ocidental, da Grécia
Clássica aos nossos dias, para interpretar a proposta do design da epiderme.
Para caracterizar a complexidade do período compreendido entre a acção
metodológica de Le Corbusier nos anos 20 e o séc. XXI são comentados cinco
momentos temáticos distintos.
No primeiro capítulo da segunda parte escolhe-se o exercício do meta-projecto
como instrumento de reflexão projectual dialéctico, definidor de uma
metodologia projectual. O meta-projecto é analisado na realidade ocidental
diacrónica e sincronicamente para fundamentar o conceito de junkspace
como nova ordem. Neste sentido, são interpretados conceitos relativos à
vivência urbana, reivindicando-lhes uma nova existência: a iluminação, a zona
verde como pulmão da cidade, a energia interpretada como competência do
cenário envolvente e o junkspace como nova ordem arquitectónica. No
segundo capítulo define-se uma estratégia meta-projectual narrativa aplicada
ao projecto da epiderme da cidade, destacando a particular importância do
relacionamento entre a investigação em design e as empresas como fonte de
inovação e de conhecimento. O terceiro capítulo defende um exercício
experimental na área do projecto da epiderme dos edifícios como uma
oportunidade para desenvolver diferentes propostas, partindo do mesmo brief.
São apresentados resultados dos workshops inter-disciplinares entre o
contexto académico e a realidade empresarial que alimentam o meta-projecto
enquanto processo dialéctico, contínuo e inovador. Conclui-se com o
argumento de que o design é uma disciplina com uma participação
fundamental na valorização e na transformação das cidades do século XXI. The present dissertation aims to contribute towards design research, validating interpretation as a design method applied to the twenty-first century metaprojects in the equipment scenario. The analysis and evaluation of the two concepts interpretation and scenario as a reflection of the contemporaneity mindset, are the basis to structure a meta-project for the epidermis of the city, supported by hermeneutics projectual methodology and by semiotic capability. This research project is organized in two sections; each developing along three chapters. The first chapter of the first section addresses the relationship between philosophical thinking and projectual methodology, as reported by a number of designers from the 17th century until nowadays, proposing interpretation as a method in design. The second chapter analyzes the scenario while vertical surface of the city, defined as an equipment system. On the one hand, we confirm that equipment (équipement, Le Corbusier) is the constructive order proposed in the 1920s and that pattern (pattern language, Alexander) is the constructive order since the 1970s. On the other hand, it is nowadays considered that the surface of the city consists of several layers, being the outer layer the epidermis. As pellicle on a system of patterns, the epidermis is able to be affected by change and subsequently to be developed by design. The third chapter examines the history of the epidermis of buildings culture within the Western context and from Classical Greece to the present day, to interpret the epidermis design proposal. In order to characterize the complexity of the period between Le Corbusiers methodological action in the 1920s and the twenty-first century, five different thematic moments are analyzed. The first chapter in the second section debates the use of meta-project as dialectical instrument for projectual thought in order to define a projectual methodology. The meta-project is analyzed diachronically within the Western framework and synchronically to fundament the concept of junkspace as new order. For this purpose, concepts regarding urban living are interpreted, canvassing for them a new existence: lighting, green areas as lungs of the city, the energy, construed as the competence of the surrounding scenario, and junkspace as a new architectural order. The second chapter characterizes a meta-projectual narrative strategy applied to the project of the epidermis of the city, stressing the outstanding value of the relationship between design research and enterprises, source of knowledge and innovation. The third chapter advocates an experimental approach to the project of the building epidermis, considered an opportunity to develop different proposals stemming from the same brief. We present the results of the inter-disciplinary workshops between academics and enterprises, set in order to keep the meta-project a dialectical, constant and innovative process. We conclude with the argument that design is an innovative discipline with a key role towards the transformation and valorization of the cities in the twenty-first century. |
Description: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8998 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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