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 As políticas educativas e o impacto no trabalho dos professores
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8927

title: As políticas educativas e o impacto no trabalho dos professores
authors: Rodrigues, Elsa Maria Pereira
advisors: Mendes, António Augusto Neto
keywords: Política educativa
História da educação: Portugal
Relações escola-governo
Papel dos professores
Profissão docente
issue date: 24-Feb-2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente investigação, que tem os professores como figura central, constitui um trabalho de problematização sobre o impacto que as políticas educativas dos últimos dez anos têm tido na (re)definição da profissão e do trabalho docente. Num tempo marcado por rápidas e profundas mudanças económicas, políticas, sociais e culturais, os professores defrontam-se com novas situações, novos saberes e novas conceções pedagógicas. Por este motivo, impôs-se a preocupação académica de compreender o modo como os professores encaram a existência de novas exigências e dos desafios constantes com que são confrontados, lidam com eles, definem estratégias e finalidades de ação, enunciando os seus compromissos profissionais, os seus saberes e os modos de ser e de estar na profissão. Assim, a reflexão em torno das políticas educativas e do trabalho docente adquire uma importância inquestionável como uma problemática essencial para se compreender os sentidos da escola, das suas finalidades educativas e da ação dos professores. A investigação permitiu concluir que o Estado, agora avaliador, tende a abandonar o ideal de igualdades de oportunidades para o objetivo de igualdade dos resultados, onde sobressai o desenvolvimento de uma política educativa assente na lógica da eficácia e da competição. Concluiu-se, ainda, que a intensificação e a complexificação das tarefas que incumbem aos professores e o aumento exponencial de dispositivos burocráticos no exercício da profissão configuram a emergência de novas formas de governo e de controlo da profissão, contribuindo também para a sua desqualificação. Neste contexto, as relações profissionais que os docentes estabelecem entre si, o recentrar da escola na aprendizagem dos alunos e o conhecimento profissional dos professores são encarados pela autora como cruciais para a configuração de uma nova profissionalidade docente e para o desenvolvimento de perspetivas educacionais progressistas e emancipatórias. Foi intencional a opção por uma metodologia qualitativa, apoiada num paradigma que valoriza as vozes dos indivíduos que falam, quer o sujeito que, na sua qualidade de investigador, ouve ou lê a fala do narrador e a interpreta num encontro de subjetividades. Elegeu-se como estratégias de recolha de informação as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de inquérito por questionário, na tentativa de recolher toda a riqueza subjetiva de quem neles se diz e de ultrapassar a velha aporia entre métodos quantitativos e qualitativos.

The current research, with teachers as a central figure, aims at exploring the problematisation of the impact of educational policies in the last decade upon hte (re)definition of the teaching profession. In a time marked by rapid and profound economic, political, social and cultural changes, teachers are faced with new situations, challenges, knowledge and pedagogical concepts. For this reason, it became an academic concern understand how the teachers perceive the existence of new demands, constant challenges and how they confront and deal with them, define strategies and objetives, demonstrate professional commitment, their experience and conduct. Therefore, reflection on educational policies and teaching work has gained increasing importance as a core issue in order to comprehend the purpose of schools, their educational objetives and the role of teachers. Within this context, the teachers’ professional relations, the initial and continuous training and there recentring of school on the student learning and teachers’ professional knowledge are seen by the author as crucial for the design of new teacher professionalism. This research enabled concluding that the State, now evaluator, tends to abandon the ideal of equal opportunities for purposes of equality in results, where the development of an educational policy grounded on the logic of efficiency and competition is highlighted. It is also concluded that the intensification and complexification of the tasks entrusted to teachers and the exponential increase in bureaucratic devices for exercising this profession lead to the rise of new forms of governing and controlling the profession, contributing, also, towards its disqualification. Within this context, the professional relationships between teachers, the refocusing of the school on student learning, as well as teachers’ professional knowledge are seen by the author as crucial towards the configuration of a new teaching professionality and towards the development of progressive and emancipatory educational perspetives. The decision for a qualitative methodology is intentional, supported by a paradigm that values the voices of individuals and the researcher’s role in the subject is to listen, read and interpret the speech of the narrator in a subjetive realm. Semisstructured interviews and questionnaire surveys were deployed as methods of data collection, so as gather the enriching subjectivity and to overcome the rhetoric of quantitative and qualitative methodology.

La présente recherche, dont les professeurs sont la figure centrale, est un travail de problématisation sur l’impact des politiques éducatives des dernières dix années dans la (re)définition de la profession et du travail enseignant. À une époque marquée par des changements économiques, politiques, sociaux et culturels rapides et profonds, les professeurs envisagent des nouvelles situations, des nouveaux savoirs et des nouvelles conceptions pédagogiques. C’est pour cette raison que s’est imposée la préoccupation académique de comprendre la façon dont les professeurs envisagent l’existence de nouvelles exigences et enjeux constants, comment les affrontent-ils, comment définissent-ils des stratégies et des finalités d’action, tout en énonçant leurs engagements professionnels, leurs savoirs et leur esprit de corps dans la profession. Ainsi, la réflexion autour dppolitiques éducatives et du travail enseignant acquiert une importance inquestionnable en tant que problématique essentielle pour mieux comprendre les sens de l’école, ses finalités éducatives et l’action des professeurs. La présente recherche a permis de conclure que l’État, dorénavant évaluateur, a tendance à abandonner l’idéal de l’égalité des chances au profit de l’égalité des résultats, dans laquelle le développement d’une politique éducative reposant sur la logique de l’efficacité et de la compétition est mis en exergue. Il est également conclu que l’intensification et la complexification des tâches incombant aux professeurs et l’augmentation exponentielle de démarches bureaucratiques dans l’exercice de la profession engendrent l’émergence de nouvelles formes de gouvernance et de contrôle de la profession, tout en contribuant à sa déqualification. Dans ce contexte, les relations professionnelles que les enseignants maintiennent entre soi, le recentrage de l’école sur l’apprentissage des élèves et les connaissances professionnelles des professeurs sont perçus par l’auteure comme étant cruciaux à la configuration d’une nouvelle professionnalité enseignante et pour le développement de perspetives éducationnelles progressistes et émancipatoires. Le choix d’une méthodologie qualitative reposant sur un paradigme qui met en valeur les différentes voix des individus qui parlent et le sujet qui, dans sa qualité de chercheur, écoute ou lit l’énonciation du narrateur et l’interprète dans une rencontre de subjectivités est intentionnel. La stratégie choisi pour prélever l’information sont les entretiens demi-structurés et l’application d’une enquête par questionnaire, afin de recueillir toute la richesse subjetive des répondeurs et de dépasser la vieille aporie entre méthodes quantitatives et qualitatives.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/8927
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