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 De aluno a enfermeiro: desenvolvimento de competências em contexto de ensino clínico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8922

title: De aluno a enfermeiro: desenvolvimento de competências em contexto de ensino clínico
authors: Rua, Marília dos Santos
advisors: Alarcão, Isabel
Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de
keywords: Ciências da saúde
Enfermagem
Ensino da enfermagem
Desenvolvimento das competências
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A formação em enfermagem tem acompanhado a evolução sociocultural e científico-tecnológica procurando dar resposta às exigências dos utentes e, sobretudo, à complexidade e à imprevisibilidade dos contextos de prestação de cuidados. Segundo os novos paradigmas de formação, pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam “agir em situação”. Neste estudo procurámos compreender de que forma os alunos desenvolvem as suas competências em contextos de ensino clínico e quais os factores que, à luz da perspectiva bioecológica de desenvolvimento humano (Bronfenbrenner e Morris, 1998) e do seu modelo PPCT (Pessoa, Processo, Contexto e Tempo), se constituem como facilitadores ou inibidores desse desenvolvimento. Optámos por uma metodologia predominantemente qualitativa, através de um estudo de caso, referente ao 2º Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2002-2003 a 2005- 2006). Para além da análise documental para contextualização do ensino clínico no currículo do curso, foram recolhidas narrativas dos alunos e supervisores relativas às suas vivências em ensino clínico durante todo o percurso formativo. Os resultados da análise de conteúdo das narrativas, de natureza qualitativa, foram triangulados com as classificações dos alunos nas grelhas de avaliação de competências e respectivos relatórios e procuraram responder à primeira questão de investigação que visava analisar o desenvolvimento de competências e as perspectivas dos actores envolvidos nesse processo. A resposta à segunda questão, que incidia sobre os factores de desenvolvimento à luz do modelo PPCT, foi baseada essencialmente na análise das narrativas. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o desenvolvimento de competências ocorre de forma integradora, combinando sinergeticamente diferentes dimensões (cognitiva, atitudinal, comunicacional e técnica) ao longo dos ensinos clínicos, num processo dinâmico, dialéctico e progressivo. E ainda que, à luz do modelo PPCT, sobressaem determinados factores influenciadores do desenvolvimento de competências. Assim, relativamente à Pessoa, emergem as características pessoais, os papéis desempenhados, a interpessoalidade, o contacto com a morte e com situações de sofrimento, sendo também significativa a emergência de uma componente afectivo-emocional. Quanto ao Processo, (que assume especial relevância), destacam-se as actividades e os processos proximais, as estratégias supervisivas, as dificuldades sentidas pelos supervisores, de entre as quais sobressai a falta de preparação para a tarefa. A análise dos Contextos revela que, no microsistema, o destaque vai para as especificidades de cada contexto e a atmosfera envolvente enquanto que, no mesosistema, a participação multicontextual e o conhecimento intercontextual se manifestam como relevantes. No exosistema, salienta-se a importância do relacionamento interinstitucional e dos modelos de parceria e, ao nível macrosistémico, emergem de forma subtil, indícios da influência das políticas de gestão hospitalar e da formação assim como da matriz conceptual de enfermagem. No que se refere ao Tempo, a importância da continuidade dos processos proximais (microtempo) e a periodicidade dos ensinos clínicos (mesotempo) mereceram referências significativas.

Nursing education has followed the sociocultural and scientific and technological evolution in an attempt to find answer to the client’s demands and mainly to the complexity and unpredictability of the health care context. According to the new educational paradigms, it is intended that the students develop abilities which allow them to “act on situation”. In this study we sought to understand in which way the students develop their abilities on clinical teaching contexts and which are the factors that, under the bioecological human development perspectives (Bronfenbrenner and Morris, 1998) and its PPCT model (Person, Process, Context, Time), are constituted as facilitators or inhibitors of that development. We selected a predominately qualitative methodology, using a case study referring to the 2nd Course of the Nursing Bachelor Degree, in University of Aveiro School of Health (2002-2003 to 2005-2006). In addition to the documental analysis in order to contextualise the clinical teaching on the course curriculum, students and supervisors narratives concerning their experiences on clinical teaching during the entire training course were collected. The content analysis of the narratives, of qualitative nature, were triangulated with the students classifications on the evaluation grids regarding the abilities and respective reports, and tried to answer to the first research question, which aimed to analyse the development of the abilities and perspectives of the actors involved in that process. The answer to the second question, which came across the development factors under the PPCT model, was based chiefly on the analysis of the narratives. The final results allow us to conclude that the development of abilities occurs in an integrating way, combining synergistically different dimensions (cognitive, attitudinal, communicational and technical), throughout the clinical teaching, in a dynamic, dialectic, and progressive process. And also, under the PPCT model, certain factors which influence the development of abilities are highlighted. In what the Person is concerned, personal characteristics come into sight, along with the roles played, the interpersonality and the contact with death and suffering situations, being also significant the emergency of an affective and emotional element. As to the Process (which is of special relevance), the proximal activities and processes are pointed out, as well as strategies of supervision and difficulties experienced by the supervisors, from which the lack of preparation for that task stands out. The content analysis reveals that, in the microsystem, the importance goes to the specificities of each Context and the involving atmosphere, whereas in the mesosystem the importance goes to the multicontextual participation and intercontextual knowledge. In the exosystem, the importance of the interinstitutional relationship and the partnership models is emphasized and, at a macrosystemic level, signs of the influence of the policies of hospital management and training, as well as the conceptual matrix of nursing, are rising in a subtle way. To what the Time is concerned, the importance of the continuity of the proximal processes (microtime) and the periodicity of the clinical teaching (mesotime) deserved significant references.
description: Doutoramento em Ciências da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10773/8922
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CS - Teses de doutoramento

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