Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8750
Title: O papel do consumo dos media na construção da consciência europeia: o consumo dos media e dos bens culturais na formação da consciência europeia dos jovens portugueses
Author: Reis, Carlos Manuel Almeida
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Baldi, Vânia
Keywords: Comunicação multimédia
Meios de comunicação social - Influência cultural
União Europeia
Identidade europeia
Cultura europeia
Alunos do secundário - Portugal
Alunos do superior - Portugal
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Qual o papel dos media na construção da consciência europeia dos jovens portugueses? Os jovens de hoje estão permanentemente imersos em dinâmicas de consumo de conteúdos mediáticos, da televisão à internet, que os coloca numa situação privilegiada de acesso aos conteúdos culturais e ao estabelecimento de relacionamentos transfronteiriços. Em potência a vivência neste contexto mediático deveria incrementar o conhecimento que os jovens europeus, (e os jovens portugueses em particular) detêm uns dos outros e ser uma oportunidade para o desenvolvimento do respeito, do reconhecimento e curiosidade mútuo, do pluralismo, da liberdade e da cooperação. Será a linguagem dos media uma linguagem transversal partilhada pelos jovens europeus que potencie a sua aproximação apesar da pluralidade linguística e sociocultural de cada país? Para responder à questão de investigação realizaram-se inquéritos aos jovens portugueses que frequentam as escolas nacionais no ensino secundário. Foram realizadas também várias sessões de Focus groups com jovens que estudam no ensino superior a residir em Portugal. Os dados recolhidos revelam que existe uma influência moderada por parte dos media e dos bens culturais na formação da consciência europeia dos jovens portugueses, sendo a União Europeia o motor e o garante deste sentimento de pertença e união entre os cidadãos europeus. Por outro lado observa-se que esta emergência da consciência europeia nos jovens portugueses é gradual e cresce à medida que os indivíduos vão amadurecendo e se vão apropriando desta realidade, como um todo, individual e coletivo.
What is the role of media in building European awareness by Portuguese young people? Young people today are constantly immersed by the dynamics of consumption of media contents, from television to Internet, which brings them into a privileged position to access cultural contents and establish cross-border relationships. Living within this mediatic context should nurture the knowledge the European youngsters (and the Portuguese youngsters in particular) have of each other and the opportunity to develop respect, mutual knowledge and curiosity, pluralism, freedom and cooperation. Is the language of media shared by young people across Europe in order to enhance their bonding despite the linguistic and sociocultural diversity of each country? To answer this question the reasearchers deployed inquiries to Portuguese young people in the national secondary school system. Several focus group sessions were also made with young people who live in Portugal and study in national higher education institutions. The collected data reveal there is a moderate influence by the media and cultural goods in the formation of the European awareness of the Portuguese young people, as the European Union is the engine and the warranty of this feeling of belonging and union among European citizens. On the other hand we observe that this budding of the European consciousness in young Portuguese people is gradual and increases as the individuals mature and appropriate this reality, as a whole, individually and collectively.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/8750
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6038.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.