DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8716

title: A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso
authors: Ramos, Cristina Maria da Silva Gomes
advisors: Gonçalves, Maria Manuela Bento
keywords: Educação intercultural
Alunos do básico 1º ciclo
Integração escolar
Integração cultural
Integração social
Relações escola-família
Minorias
Ciganos
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Não sendo uma temática recente, o problema da integração de comunidades ciganas tem surgido com mais ênfase na nossa sociedade, nas últimas décadas. Esta cultura, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países onde se instala, tornando-se um assunto emergente, devido à visibilidade crescente que apresenta. No entanto, a especificidade da cultura do povo cigano é um assunto que preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino não se encontra preparado para integrar estes alunos, tendo em conta os seus interesses e as suas características. O presente trabalho aborda esta problemática, fazendo o estudo da implementação de um projecto com vista à integração das crianças de uma comunidade cigana na escola do 1º CEB local, tentando perceber se os efeitos deste projecto, lançado em 2000/2001, se reportam à actualidade, tanto na intervenção da escola como nos comportamentos dos alunos e das famílias. No enquadramento teórico, são abordados temas relacionados com esta problemática, como a diversidade cultural, as minorias étnicas, a escola inclusiva, a educação multicultural, a mediação sociocultural. Esta última foi uma das apostas na implementação do projecto em estudo, tendo dado um importante contributo no seu sucesso. Com este estudo, foi possível perceber que, aquando da sua implementação, o projecto teve efeitos positivos na relação escola-família. Ao procurar saber se a mesma preocupação se verifica na escola, actualmente, constatámos que essa inquietação não é tão visível, no que respeita aos alunos de etnia cigana, sendo alargada a todos os alunos que apresentam algum tipo de necessidade educativa.

Despite not being a recent issue, the integration problem of gypsy communities has emerged with more emphasis in our society in recent decades. This culture, for many years persecuted, misunderstood and discriminated, now has a tendency to accept cohabitation with the dominant culture of the countries where they are located, making it an emerging issue due to the increased visibility it provides. However, the specificity of the culture of gypsy people is a concern for education professionals, since the education system is not prepared to integrate these students, taking into account their interests and their characteristics. This paper addresses this problem by making the study of a project’s implementation for the integration of a Gypsy community’s children in the school of the 1st degree of basic education, trying to see if the effects of this project, launched in 2000/2001, relate to the present, both in the school intervention and behaviors of students and families. In the theoretical framework, issues are dealt with this problem as cultural diversity, ethnic minorities, the inclusive school, multicultural education, socio-cultural mediation. The latter was one of the bets in the implementation of the project under study, making an important contribution to your success. With this study, it was revealed that, during its implementation, the project had positive effects on school-family relationship. As to whether the same concern remains in school in the present, we have found that this concern is not so visible, with regard to gypsy students, being extended to all students who have some type of educational needs.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/8716
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
248083.pdf1.32 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2