DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 O plano de marketing em serviços públicos: aplicação aos SBIDM da UA
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8690

title: O plano de marketing em serviços públicos: aplicação aos SBIDM da UA
authors: Breda, Maria da Graça Mónica do Casal
advisors: Carvalho, Cláudia Sofia Magalhães de
keywords: Gestão pública
Bibliotecas universitárias
Marketing de serviços
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho de projeto tem como objetivo fulcral apresentar uma proposta de Plano de Marketing para os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro, descrevendo todos os passos essenciais para a sua elaboração. No âmbito da aplicação do Marketing ao contexto específico dos Serviços Públicos, este Plano de Marketing tem como propósito proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos SBIDM, no sentido de alcançar um patamar de excelência, ou seja, transformar esta biblioteca, prestadora de serviços no âmbito da informação, numa instituição de eleição por parte da diversidade de utilizadores que a ela recorrem. Assim, foi efetuada uma revisão da literatura na área do marketing, um domínio de atuação cada vez mais importante numa sociedade tecnológica e modernizada como é a atual. Se bem que o marketing parece ter pouco a ver com os serviços prestados por uma biblioteca do ensino superior, a verdade é que se tornou numa ferramenta imprescindível para dotar estas instituições de competências e qualidades que lhes permitam obter sucesso e conseguir um posicionamento de liderança face a outros da concorrência. A aplicação das ferramentas e estratégias de Marketing pode influenciar de forma positiva o grau de sucesso de uma biblioteca, com base numa gestão mais eficiente e numa preocupação generalizada em proporcionar serviços de qualidade que satisfaçam os seus utilizadores.

This research project aims mainly to propose a Marketing Plan for the Library Services, Documental Information and Museology (SBIDM) of the University of Aveiro, describing all the essential steps for its preparation. Within the scope of marketing applied to the specific context of Public Services, this Marketing Plan aims to provide an improved quality of the services provided by the SBIDM, so as to achieve a level of excellence, that is to make this library, a service provider of information, an institution of choice by a diversity of users. Thus, this research project includes a review of the literature in marketing, an area of expertise increasingly important in a technological society and modern as is the current. Although marketing seems to have little to do with the services provided by a library of higher education, the truth is that it has become a vital tool for institutions to provide them with the skills and qualities that enable them to succeed and achieve a leading position in the face of other competition. The application of tools and marketing strategies can positively influence the degree of success of a library, based on a more efficient management and a general concern in providing quality services that meet their users’ needs.
description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/8690
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
250230.pdf1.5 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2