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 Caracterização das partículas no ar interior em escolas de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8625

title: Caracterização das partículas no ar interior em escolas de Aveiro
authors: Vieira, Sónia Leandra Antunes
advisors: Alves, Célia dos Anjos
keywords: Engenharia do ambiente
Qualidade do ar - Escolas - Aveiro (Portugal)
Compostos orgânicos
Aerossóis
issue date: 15-Dec-2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A poluição atmosférica surge como um grave problema ambiental e associada a efeitos negativos para a saúde humana. As partículas em suspensão são responsáveis por muitos dos problemas de poluição do ar urbano quer em ambientes exteriores, quer interiores. As crianças, devido à sua fragilidade e fase de crescimento, são as mais suscetíveis aos problemas de poluição atmosférica. Neste sentido, a análise da exposição deste grupo à poluição do ar requer maior foco em locais fechados, como a escola, onde passam grande parte do seu tempo. O objetivo deste estudo foi a caracterização de PM10 em ambiente interior e exterior de duas escolas primárias (centro da cidade e suburbana) em Aveiro, entre Abril e Junho de 2010. Os parâmetros de conforto também foram analisados e demonstram que a concentração de CO2 ultrapassa várias vezes, ao longo do dia, o valor estabelecido na legislação, 1800 mg/m3. As elevadas concentrações de CO2 associadas aos níveis de PM10 interiores, superiores aos registados no exterior, apontam a infiltração do ar exterior e a acumulação no interior como um problema associado à má ventilação dos edifícios. A presença de restaurantes e padarias em torno de ambas as escolas, e sobretudo em redor da escola do centro da cidade, bem como as emissões veiculares, contribuem para o material particulado presente nas salas de aula. A escola suburbana está mais exposta às emissões industriais em comparação com a escola do centro da cidade.

The atmospheric pollution emerges as a serious environmental problem and that has been associated with negative human health effects. Atmospheric particles are responsible for many pollution problems in urban outdoor environment, as well indoors. Due to their fragility and phase of growth, children are more susceptible to be affected by these pollution problems. In this sense, the analysis of children’s exposure to air pollution requires an attention more focused in closed environments, such as the school, where they spend most of their time. The objective of this study was the PM10 characterization in indoor and outdoor environments of two primary schools (center city and suburbs) in Aveiro, between April and June of 2010. The comfort parameters were also analyzed and they show that CO2 concentration exceeds several times, throughout the day, the target value that has been set by legislation, 1800 mg/m3. The high concentrations of CO2 associated with the indoor levels of PM10, which are higher than those outdoors, point out to outdoor air infiltration and the accumulation of pollutants indoors as a problem related to buildings with inefficient ventilation. The presence of restaurants and bakeries around both schools, but mostly the school in the city center, as well as the vehicular emissions contribute to the organic material of particles sampled in classrooms. The suburban school is more exposed to industrial emissions compared to the school of the city center.
description: Mestrado em Engenharia do Ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/8625
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