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 Período probatório: estudo de caso sobre perceções dos intervenientes
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8574

title: Período probatório: estudo de caso sobre perceções dos intervenientes
authors: Rosa, Juliana Andrês da
advisors: Mendes, António Augusto Neto
keywords: Administração do ensino
Política educativa: Portugal
Supervisão de professores
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Avaliação de professores
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O período probatório foi pela primeira vez implementado nas escolas portuguesas no ano 2009/2010. Grande parte dos professores em período probatório já contava com tempo de serviço noutros grupos de recrutamento. Este trabalho pretende compreender de uma forma mais profunda como correu a implantação do período probatório numa escola secundária com 3º ciclo. Mais concretamente, procurou-se responder às seguintes perguntas: 1) Quais as perceções dos professores intervenientes sobre o período probatório?; 2) Qual o papel/função dos diferentes agentes?; 3) Quais os pontos fortes e os pontos fracos neste processo?; 4) Que contributos deu o período probatório para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos?; 5) Que sugestões de melhorias/alterações se justificam no processo? Por este motivo, foi realizado um estudo de caso numa escola pública da região centro, envolvendo duas professoras em período probatório, uma professora mentora e uma diretora de escola. Foram recolhidas atas e relatórios e foram feitas entrevistas. Verificámos que o período probatório contribuiu para o desenvolvimento profissional mas podia ter sido mais proveitoso se acontecesse no início da carreira, se professora mentora e professoras em período probatório pertencessem ao mesmo grupo de recrutamento.

The probationary period was first implemented on Portuguese schools in the school year of 2009/2010. A great part of the teachers on probationary period had already accumulated working time in other recruitment groups. This essay aims at a deeper understanding of the probationary period at a combined secondary and middle school. Specifically, the following questions were intended to be answered: 1) What are the perceptions of the intervenor teachers on the probationary period?; 2) What’s the role of the different agents?; 3) What are the strong and weak points in this process?; 4) What contributions has the probationary period offered the development of the intervenor teaching staff?; 5) What suggestions/changes are justifiable in the process? For this matter, a case study at a public school in the centre region involving two teachers on probationary period, of which one was a mentor teacher and the other a school director, was performed. Both minutes and reports were gathered and interviews were developed. We concluded the probationary period has offered a contribute in what concerns professional development although it could have been more fruitful should it have happened at the beginning of the career, should both the mentor teacher and the teachers on probationary period had belonged to the same recruitment group.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/8574
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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