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 Orientação mercado, qualidade e responsabilidade social: PME-alumínios
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8540

title: Orientação mercado, qualidade e responsabilidade social: PME-alumínios
authors: Martins, Lúcia Ferreira
advisors: Loureiro, Sandra Maria Correia
keywords: Gestão industrial
Gestão estratégica
Gestão da qualidade total
Responsabilidade social das empresas
Pequenas e médias empresas - Indústria do alumínio - Aveiro (Portugal)
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação tem como intuito tentar perceber a relação que existe entre as dimensões da orientação para o mercado, qualidade e responsabilidade social numa PME do sector dos alumínios. Ao tentarmos interligar estes três conceitos podemos observar, que existe um elemento em comum entre elas, ou seja, o foco no cliente. Temos de ter em conta que cada vez mais vivemos num ambiente competitivo e com rápidas mudanças, por isso as empresas tem de desenvolver actividades que estejam centradas no cliente, não só a fim de satisfazer as suas necessidades básicas, como indo além das suas expectativas. Utilizando como instrumento de recolha um questionário, aplicado a diferentes membros da empresa, gestão de topo, colaboradores e clientes, realizou-se uma análise de dados, com o objectivo de observar a aplicação real dos três conceitos numa empresa.

This dissertation has the intention to try to understand the relationship between the dimensions of market orientation, quality and social responsibility in SME in the aluminum sector. When trying to connect these three concepts, we can see that there is a common purpose between them, ie, the customer focus. We must bear in mind that we live in an increasingly competitive environment and rapidly changing, so companies must develop activities that are customerfocused, not only to meet their basic needs, such as going beyond your expectations. Using as a tool for collecting a questionnaire applied to different members of the company, top management, employees and customers, there was a data analysis in order to observe the actual application of the three concepts in an organization.
description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/8540
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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