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 Contribuição para o conhecimento do estado físico da água na atmosfera: uma avaliação com alunos do 5º ano de escolaridade
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8537

title: Contribuição para o conhecimento do estado físico da água na atmosfera: uma avaliação com alunos do 5º ano de escolaridade
authors: Leite, Lídia Oliveira
advisors: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
keywords: Ensino das ciências
Metodologia de ensino - Ensino básico 2º ciclo
Aprendizagem pela acção
Experiências científicas
Água
Reacções químicas
Meteorologia
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A dissertação apresentada é uma “Contribuição para o Conhecimento do Estado Físico da Água na Atmosfera”, que é considerada na temática “A água na Natureza” leccionada no 5ºano de escolariedade. Espera-se que a dissertação possa ser um excelente contributo para o conhecimento de fenómenos físicos que envolvem os três estados da água e que acontecem diariamente, e que estes possam ser transpostos para a sala de aula quando se aplica o método construtivista. Espera-se, ainda, que os alunos sejam capazes de interpretar as atividades experimentais vivenciadas e que são relacionadas com o estado físico da água. Assim os alunos serão capazes de interpretar fisicamente o que visualizam, transpondo as novas aprendizagens para os contextos da natureza, como exemplo. As atividades apresentadas e sugeridas serão um alicerce para o enriquecimento de estratégias de ensino e aprendizagem que serão realizadas em contexto de sala de aula e visualizadas no dia a dia a céu aberto, pelos alunos. Os resultados obtidos são muito interessantes e encorajadores e mostram que as estratégias usadas foram adequadas para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento dos alunos.

The presented dissertation is a "Contribution to the Knowledge of the Physical State of Water in the Atmosphere", which is considered in the theme "Water in Nature" lectured in the 5th grade. It is expected that the dissertation can be an excellent contribution to the knowledge of physical phenomena involving the three states of water as they happen daily, and that they can be translated into the classroom when applying the constructivist method. It is also hoped that students are able to interpret the physical state of water related experimental activities. Thus students will be able to interpret physically viewing, by transposing the new learning to the contexts of nature, as an example. The activities presented and suggested are a foundation for the enrichment of teaching and learning strategies that will be held in the context of the classroom and viewed on a daily basis in the open, by the students. The results are very interesting and encouraging and show that the strategies used were appropriate for developing skills and building student´s knowledge.
description: Mestrado em Didáctica - Ciências para Educadores de Infância e Professores do 1º/2º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/8537
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