DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática > DETI - Dissertações de mestrado >
 Sistema WebSIG para a gestão da política educativa em São Tomé e Príncipe
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8480

title: Sistema WebSIG para a gestão da política educativa em São Tomé e Príncipe
authors: Lopes, José Manuel Marques
advisors: Moreira, José Manuel Matos
keywords: Engenharia electrónica
Política educativa - São Tomé e Principe
Sistemas de informação
Sistemas de apoio à decisão
Avaliação da educação
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação tem por objectivo principal formular uma proposta de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), capaz de auxiliar os decisores, gestores e planificadores em educação a monitorar os principais indicadores de avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, o sistema permite monitorar as políticas públicas no sector da educação, constituindo, assim, uma plataforma de divulgação de indicadores de educação, tanto a nível interno como externo. O trabalho desenvolveu-se a partir da necessidade de coligir dados e indicadores educacionais, sociais e estruturais dos distritos e escolas que fazem parte do arquipélago de São Tomé e Príncipe e disponibilizá-los de forma dinâmica na Web. Esta aplicação foi desenvolvida integrando as tecnologias SIG, Data Warehousing e Web, permitindo a visualização espacial dos indicadores educacionais. Deste modo, as soluções propostas ajudam os decisores na tomada de decisões a diversos níveis e na monitorização dos principais indicadores de avaliação de políticas educativas, do mesmo modo que permite aos agentes educativos, investigadores e demais interessados o acesso a informações pertinentes sobre as dinâmicas educacionais.

This dissertation's main purpose is to formulate a proposal for a Decision Support System (DSS), to assist decision makers, managers and planners to monotorize the main indicators for the assesement of the process of teachinglearning. The system allows to evaluate public policies in the education sector, serving as a platform for the dissemination of indicators of education both internally and externally. This work was developed from the need to collect data, and educational, social and structural indicators about districts and schools that compose the islands of São Tome and Principe and made them available in a dynamic way on the Web. This application was developed by integrating the technologies GIS, Data Warehousing and Webfor the visualization and analysis of educational indicators. Thus, the proposed solution helps the decision making at various levels of decision and the monitoring of the main indicators for evaluation of educational policies, and allows educational agents, researchers and other interested parties, accessing relevant information on the educational dynamics.
description: Mestrado em Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/8480
appears in collectionsDETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
248215.pdf1.11 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2