DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Perceções de alunos do ensino secundário sobre o trabalho laboratorial
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8454

title: Perceções de alunos do ensino secundário sobre o trabalho laboratorial
authors: Duarte, Alina Isabel Marques
advisors: Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos
keywords: Ensino das ciências
Metodologia de ensino - Ensino secundário - Viseu
Aprendizagem pela descoberta
Actividades escolares
Experiências científicas
Técnicas laboratoriais
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Sendo pertinente questionar de que forma as alterações metodológicas propostas na “Nova Reforma Curricular” do Ensino Secundário se traduziram em aprendizagens significativas, este estudo incide no impacto que a realização dos trabalhos laboratoriais tem na perceção dos alunos sobre a eficácia e pertinência da sua utilização na aprendizagem da Física e da Química. O trabalho inicia-se com uma breve apresentação da evolução histórica do trabalho laboratorial em função dos normativos legais em vigor. No quadro teórico faz-se uma breve abordagem da evolução histórica do papel do trabalho laboratorial na história do ensino das ciências não só no nosso país mas também em termos internacionais, procurando destacar os avanços mais recentes na área da didática das ciências. Coloca-se particular ênfase no papel que o trabalho laboratorial poderá desempenhar na promoção de mais aprendizagens e mais significativas na área das ciências e, nomeadamente da Física e da Química. São ainda apresentados alguns estudos subjacentes à temática da presente dissertação assim como os principais obstáculos à utilização eficaz do trabalho laboratorial. Como sugestões são apresentadas algumas estratégias que visam otimizar o trabalho laboratorial implementado nas nossas escolas. Procura-se uma caracterização das perceções dos alunos que constituem a amostra têm acerca da frequência com que determinados objetivos e situações de aprendizagem são potenciados pelo trabalho laboratorial, assim como identificar as estratégias mais valorizadas por este grupo de alunos na otimização do trabalho laboratorial a realizar. Não se pretende, contudo, generalizar os resultados obtidos. Procura-se ainda verificar se há diferenças significativas nas perceções dos alunos em função do género e da classificação de frequência obtida na disciplina de Física e Química A. A terminar pretende-se potenciar uma utilização mais significativa do trabalho laboratorial, apresentar propostas para a sua rentabilização, bem como sugestões para futuras investigações.

Being questionable how the methodological changes proposed in the Secondary School “New Curriculum Reform” resulted in significant learning, this study focuses on the impact that the realisation of laboratory work has on students' perception regarding the effectiveness and relevance of its use on the process of learning Physics and Chemistry. The work begins with a brief presentation of the historical development of laboratory work in parallel with the related legal regulations. In the theoretical framework a brief overview of the historical evolution on the role of laboratory work in the history of science education, not only in our country but also internationally, is presented, seeking to highlight the latest advances in the field of didactics of science. In particular, the role that laboratory work can play in promoting the learning and more meaningful learning in science, namely in Physics and Chemistry, is emphasized. Some studies underlying the theme of this dissertation are also presented, as well as identified main obstacles to the effective use of laboratory work. As suggestions some strategies that aim to optimize the laboratory work implemented in our schools are put forward. With this study, the author intends to characterize this group of student´s perceptions on the frequency with which certain objectives and learning situations are enhanced by laboratory work as well as to identify the strategies this group of students value the most, in order to optimize the laboratory work to be executed. The generalisation of the results is not, however, intended. An analysis is made on the eventual existence of significant differences in students’ perceptions depending on gender and also on evaluation grades in the Physics and Chemistry-A subject. Finally we intend to potentiate a more meaningful use of the laboratory work, to present proposals towards the increase of its profitability, as well as suggestions for future researches.
description: Mestrado em Didática - Ciências para Professores de 3º CEB/SEC de Física e Química
URI: http://hdl.handle.net/10773/8454
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
248019.pdf916.95 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2