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 Comportamentos e hábitos dos professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Porto face ao tabagismo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8435

title: Comportamentos e hábitos dos professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Porto face ao tabagismo
other titles: Behaviour and attitudes towards smoking in high school teachers in OPorto
authors: Brandao, M. P.
Cardoso, M. F.
Calheiros, J. M.
issue date: 2004
publisher: Elsevier
abstract: According to the Portuguese National Health Inquiry (1998-1999: 334), 21.8% of the population inquired that currently smoke said that they initiated the habit before 15 years of age and 72.1% between the ages of 15 and 24. In these ages teachers have a very important role for the pupils, both in formal teaching-learning situations and in informal situations of conviviality and leisure. Thus it becomes necessary to know the behaviors regarding tobacco of the professors of 2nd and 3rd cycles of basic education, in both directions — prevention or induction of smoking in the young. It is also important to know if students are passive smokers, e. g., if they are exposed to a smoking environment in the school. We inquired 280 professors (20.9% of the total) of 2nd and 3rd cycles of the basic education of the city of Oporto. Of the inquired teachers, 25,7% are current smokers, against the Portuguese smoking prevention law, 21,4% state that it is allowed to smoke in school bars/refectory, and 33,3% of the smokers smoke in these places. Only 30% of the smokers re- spect the law. Although the approach to deal with the smoking problem crosses all the school subject groups, it is the Natural Sciences and Physical Education (34,2% and 45%, respectively, versus 26.4% global results) that outstands. The present study reaffirms the need for educational training and orientation among teachers regarding smoking prevention, since they are agents with formative responsibilities that should also consider expanding the role and enforcement of the law.

Introdução: de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde(1998-1999: 334), 21,8% dos inquiridos que fumam actualmente referem ter iniciado esse hábito antes dos 15 anos de idade e 72,1% entre os 15 e os 24 anos. Nestas idades os professores têm reconhecidamente um papel muito importante para os alunos, quer numa situação formal de ensino-aprendizagem, quer numa situação informal de convívio e lazer. Torna-se, assim, necessário conhecer os comportamentos face ao tabagismo dos professores dos 2º e 3.º ciclos do ensino básico, quer no sentido de o poder prevenir ou, pelo contrário, o poder induzir nos jovens. Importa também saber se os alunos são fumadores passivos, ou seja, se se encontram expostos à poluição tabágica ambiental. Participantes e métodos: os inquiridos são 280 professores(20,9% do total) dos 2º e 3º ciclos do ensino básico da cidade do Porto. Resultados: verificou-se que 25,7% dos inquiridos são fumadores, 21,4% afirmam ser permitido fumar nos bares/cantinas da escola, em contraste com a lei de prevenção tabágica (LPT), e 33,3% dos fumadores fumam nestes locais. Apenas 30% dos fumadores respeitam a LPT. A abordagem e a dinamização da problemática do tabagismo, embora atravessem todos os grupos disciplinares, é nos grupos das ciências naturais e educação física que mais se destacam (34,2% e 45%, respectivamente, versus 26,4% do global). Conclusões: o presente estudo reafirma a necessidade de formação e orientação para a prevenção do tabagismo entre os agentes com responsabilidades formativas, divulgação da LPT e fiscalização da mesma.
URI: http://hdl.handle.net/10773/8435
ISSN: 0870-9025
publisher version/DOI: http://www.ensp.unl.pt
source: Revista Portuguesa de Saúde Pública
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