DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > CETAC.MEDIA: Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação > cetac.media - Artigos >
 BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8289

title: BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
other titles: BIBLON: platform to incentive literary reading to children
authors: Furtado, Cassia Cordeiro
Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
keywords: Leitura
Escrita
Redes sociais
Literatura infantil
Biblon
issue date: 2011
publisher: USP - Universidade de São Paulo
abstract: Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leituraescrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.

With the breathtaking advance of TIC, and ultimately with web 2.0, there is very new phenomenon in relation to reading and literature, have a new generation of readers-writers, with features and contemporary needs and educational institutions, especially the library, must rethink their strategies in training readers in the Information Society. This paper describes research on the school library and the use of social media (social networking), in encouraging the practice of reading, writing, having as main objective to propose a model for constructing social network of readers and writers for the school community 1st cycle of basic education. In the empirical phase is being worked the platform Biblon, the community of the Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal. As result it is expected to improve the quality and motivation for read-write, expand the presence of content in Portuguese in the web environment, enhance use computer Magalhães; contribute to the integration of TIC in school libraries, activities with child literature and creating an space of creation and interaction around the literary text.
URI: http://hdl.handle.net/10773/8289
ISSN: 2178-2075
publisher version/DOI: http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/48/pdf
source: InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
appears in collectionscetac.media - Artigos

files in this item

file description sizeformat
2011_Biblon_Cassia_Lidia.pdfCassia_Lidia_Biblon_2011152.48 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2