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 Projeto de intrevenção do diretor versus projeto educativo da escola
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8248

title: Projeto de intrevenção do diretor versus projeto educativo da escola
authors: Silva, Ana Paula Fonseca Teles Moreira da
advisors: Costa, Jorge Adelino
keywords: Administração do ensino
Directores de estabelecimentos de ensino
Política educativa
Projectos educativos
Escolas oficiais - Portugal
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com a publicação do Decreto-lei nº 75/2008, surge a generalização a todas as escolas públicas de um órgão de gestão unipessoal, o Diretor. A candidatura a este cargo carece da apresentação de um projeto, denominado Projeto de Intervenção (PI). Sobre este documento, a legislação praticamente nada diz. Em termos de política educativa, alega-se a necessidade de reforço da autonomia e da participação das famílias e comunidades na liderança estratégica, favorecendo lideranças fortes nas escolas. Esta investigação tem como finalidade perceber de que forma é que estas alterações, nomeadamente a existência de um novo documento (o PI), se refletiram na vida de um agrupamento escolar. Os objetivos deste trabalho são aferir qual o projeto do Diretor e da Escola), bem como entender quais as relações entre estes dois documentos (PEE e/ou PI), quer ao nível da sua conceção, quer da sua operacionalização. Para enquadrar esta problemática, partimos do conceito de Organização e Modelos Organizacionais, Liderança e Projeto, passámos ao suporte legal dos PEE e PI e fizemos uma breve apresentação diacrónica da gestão das escolas públicas portuguesas. A investigação foi levada a cabo adotando-se o estudo de caso de um agrupamento escolar numa metodologia de natureza descritiva/interpretativa, mas também quantitativa. Servimo-nos de técnicas como a entrevista, o inquérito e a análise de conteúdo. Do cruzamento de todos os dados obtidos, destacamos, para além do respeito pelo legalmente estabelecido, o reconhecimento do reflexo concreto do PI no Agrupamento, a identificação dos atores com os dois projetos, embora o PEE apareça como o lugar privilegiado da expressão da identidade do Agrupamento.

With the publication of the Decree-Law No. 75/2008, arises the generalization to all public schools of a sole governing body, the Head Teacher. The application for this position requires the submission of a project called Intervention Project (IP). The legislation fails to fully state the purport of this document. In terms of educational policy, there is a need for a greater autonomy and a closer commitment of families and communities to the strategic leadership, so as to enable strong leaderships in schools. This research aims to understand how these changes - especially the existence of a new document (the IP) - reflected on the life of a school group. The objetives of this work are to assess the importance of the Head Teacher’s project, as well as to understand what the connection between these two documents (ESP and / or IP) is, both in terms of generation and operation. To contextualize this issue, we started with the concepts of Organization and Organizational Models, Leadership and Project; then we went on to the legal support of the ESP and IP and we offered a brief diachronic presentation of management in Portuguese state schools. The investigation was carried out by taking up the case study of a school group through both a descriptive/interpretative and a quantitative methodology. For this we used techniques such as interviews, surveys and content analysis. From the crossing of all obtained data, we highlight several aspects: the respect for the legally established procedures; the acknowledgment of a real reflection of the IP in the school group; and the identification of the agents with both projects, even though the ESP appears to be privileged in terms of identity expression of the school group.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/8248
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