DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Engenharia Mecânica > MEC - Dissertações de mestrado >
 Escolha de rotas: influência da hora de ponta nos consumos e emissões
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8182

title: Escolha de rotas: influência da hora de ponta nos consumos e emissões
authors: Carvalho, Dário Oliveira
advisors: Coelho, Margarida Isabel Cabrita Marques
keywords: Engenharia mecânica
Veículos motorizados - Poluição do ar
Tráfego urbano
Gestão de tráfego
Controlo da poluição do ar
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Uma das principais preocupações actuais no setor dos transportes é a diminuição das emissões de poluentes e para tal pode-se recorrer a uma melhoria na eficiência dos motores de combustão ou recorrer a outro método de propulsão, a combustíveis alternativos ou ainda recorrer à seleção de rotas menos penalizadoras de um ponto de vista ambiental. A selecção de rotas é um tema importante uma vez que é destacado no livro branco (White paper) dos transportes publicado em março de 2011 pela Comissão Europeia onde se reforça que a escolha de rotas é uma das formas da redução de consumos e emissões. A presente Dissertação tem a finalidade de verificar o impacte do período de ponta na seleção de rotas ao nível das emissões de poluentes. Encontra-se inserida no âmbito de um projeto de investigação intitulado “SMARTDECISION: Sistema Inteligente de Suporte à Decisão de Percursos para uma Melhor Qualidade do Ar em Áreas Urbanas” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A fase inicial deste trabalho consistiu na obtenção de dados dinâmicos do veículo obtidos por um dispositivo GPS a bordo de duas viaturas (Toyota Yaris e Opel Corsa). Seguidamente foram calculadas as emissões totais de CO2, CO, NOx e HC através da aplicação da metodologia baseada no conceito de potência específica do veículo (Vehicle Specific Power - VSP). Os casos de estudo foram as vias rodoviárias da zona urbana de Aveiro e entre as cidades de Aveiro e do Porto. É de destacar que, tanto os percursos citadinos como os interurbanos que se afiguram mais eficientes do ponto de vista das emissões fora do período de ponta, também o são no período de ponta. Concluiu-se ainda que o período de ponta, comparativamente com o período de não ponta, afecta as emissões em percursos suburbanos efetuados em autoestrada até cerca de 11%, em contraponto às estradas nacionais que podem aumentar até cerca de 7%. Já os percursos em cidade podem resultar num aumento de emissões até cerca de 18%.

One of the main current concerns in the transportation sector is the reduction of pollutants emissions and this can be connected to: 1) an improvement in the efficiency of combustion engines; 2) the use of another propulsion method or alternative fuels; or 3) correct route selection. Route choice is an important theme once it is highlighted in the White paper for transport published by the European Commission in March 2011, where it is mentioned that route choice is one promising way to reduce fuel consumption and emissions. This thesis aims to determine the effect of route selection in the peak period on emissions. The developed work is included within a research project entitled "SMARTDECISION: Intelligent System for Decision Support Courses for Better Air Quality in Urban Areas" funded by the Portuguese Science and Technology Foundation. The first phase of this research was to collect dynamic data of vehicles using a GPS device in two vehicles (Opel Corsa and Toyota Yaris). Then total emissions of CO2, CO, HC and NOx were calculated applying the methodology “Vehicle Specific Power” (VSP). The case studies were the road network in the urban area of Aveiro, and between the cities of Aveiro and Porto. The main conclusion is that the urban and interurban routes that appear to be more efficient in terms of emissions outside the peak period are also the more efficient in peak periods. It was also concluded that the peak period affects emissions in suburban highway in about 11% as opposed to the national roads that can increase emissions to about 7%. Urban routes can result in a emissions increase of 18%.
description: Mestrado em Engenharia mecânica
URI: http://hdl.handle.net/10773/8182
appears in collectionsMEC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
247148.pdf13.65 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2