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 Envolvimento parental e práticas dos educadores na rede privada
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8015

title: Envolvimento parental e práticas dos educadores na rede privada
authors: Ferreira, Sara Lúcia Gonçalves
advisors: Silva, José Alexandre da Rocha Ventura
keywords: Educação pré-escolar
Relações escola-família
Relações pais-professores
Educadores de infância
Ensino particular
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Reconhece-se cada vez mais a importância do envolvimento dos pais na educação (formal) dos filhos. Ao aproximarem-se do estabelecimento de educação, os primeiros reconstroem a sua visão e atitude relativamente à escola. A colaboração entre a escola e a família contribui decisivamente para melhorar a compreensão da educação como processo ao serviço da formação pessoal e social. Há, com base neste pressuposto, uma recomendação clara no sentido dessa proximidade entre pais e educadores, sendo a participação dos pais entendida como um dos critérios propiciadores da qualidade da oferta educativa de um centro de educação de infância. Sob a perspetiva das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, os pais são incentivados a participar no projeto educativo do estabelecimento e todo o ambiente (educativo) deve organizar-se num contexto de vida democrática em que a cooperação é, simultaneamente, uma estratégia e um objetivo. O objeto de estudo da presente dissertação é tentar perceber quais são os principais constrangimentos nesse relacionamento e procurar formas de cooperação e estratégias que viabilizem o envolvimento parental na construção curricular e na operacionalização desse mesmo currículo. Para o efeito, foram cumpridos dois estudos intencionalmente diferenciados: O estudo 1 para compreender as representações que os educadores, na rede privada, têm do papel educativo da família e caracterizar as suas práticas de envolvimento parental. Foram utilizados, como instrumentos de recolha, a análise dos documentos organizadores da ação pedagógica e a Escala Real/Ideal de Cooperação Pais/Jardim de Infância - ERI (Gaspar, 1996a), preenchida pela totalidade dos educadores das duas instituições da rede privada (estabelecimentos Alfa e Beta) que constituem a amostra deste estudo; O estudo 2 para avaliar, ao nível da formação inicial, as competências dos alunos de educação de infância referentes à problemática do envolvimento parental. Foi utilizado como instrumento de recolha um inquérito exploratório, elaborado para esta investigação, entregue a 73 alunos da Universidade de Aveiro, constituindo a amostra deste estudo. Os resultados obtidos confirmam existir uma relação positiva entre a valorização e a participação das famílas, que é refletida, tanto no contexto das práticas educativas dos educadores, como a nível das competências dos alunos. A discussão das suas implicaçõs, corroboradas pelos pressupostos teóricos, tornou possível desenvolver o plano de ação para o envolvimento parental (PAEP), que servirá, à escola, de ponto de partida para a organização e/ou desenvolvimento sustentado do seu modelo de colaboração com os pais.

The importance of parents’ involvement in the (formal) education of children is acknowledged more each moment. When approaching the education institution they reconstruct their vision and attitude as teaching is regards. Collaboration linking school and families contributes decisively to improve our understanding of education as a process that supports both personal and social development of the child. Based on this notion, proximity between parents and educators has been clearly recommended, given that parent’s participation is understood as one of the quality indicators regarding educative responses of a preschool institution. According to the perception of the Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, parents are encouraged to play a part in the school organization’s projeto educativo and the (educational) atmosphere must be organized in a context of democracy existence where the cooperation is simultaneously a strategy and a goal. This study subject matter is to try to identify which are the main constraints on that partnership and to find out ways of cooperation and strategies that will make possible parent involvement in the curriculum arrangement as well as on its operating development. To this end, two different studies were completed intentionally: The estudo 1, to understand the representations that educators, in private sector' pre-schools, make of the family's educational role and to describe their practices of parental involvement. The instruments used to collect data were the analysis of documents regarding pedagogical action, as well as the Escala Real/Ideal de Cooperação Pais/Jardim de Infância - ERI (Gaspar, 1996a), filled by all the practitioners of the two private pre-school institutions (estabelecimento Alfa and Beta), that constitutes the sample of the study; The estudo 2, to assess the level of initial training, the skills of students in early childhood education, regarding the issue of parental involvement. For collecting data, it was used an exploratory survey, prepared for this investigation, given to 73 students at the University of Aveiro, this study sample. The results confirm a positive correlation between the given value and cooperation with families, which is reflected both in the context of educational practice of educators, such as in the skills of students. Further discussion of their implications, supported by theoretical assumptions made it possible to develop the plano de ação para o envolvimento parental (PEAP), which will serve schools as a starting point for the organization and/ or sustainable development of its own program of collaboration with parents.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/8015
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