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 Finanças comportamentais: prospect theory
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7991

title: Finanças comportamentais: prospect theory
authors: Marinho, Luís Filipe Carvalheiro
advisors: Pacheco, Luís Miguel da Mata Artur Dias
keywords: Gestão financeira
Mercados financeiros - Portugal
Investimento financeiro
Psicologia do comportamento
Tomada de decisão
Gestão de risco
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo aborda a temática das Finanças Comportamentais. O seu principal objectivo é replicar para Portugal a investigação empírica desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979), tentando perceber se se verificam as mesmas conclusões numa realidade cultural e conjuntura diferentes. O estudo pretende ainda perceber se as variáveis género, idade e área de formação são factores que influenciam questões relacionadas com perdas e exposição/aversão ao risco. Baseado nas respostas de 1000 inquiridos, concluímos que, também em Portugal, se verificam os efeitos certeza, reflexão e isolamento, corroborando assim os resultados de Kahneman e Tversky (1979). Relativamente à influência de factores como género, idade e área de formação, parece haver indícios de que influenciam de diferentes formas a percepção de aversão à perda dos inquiridos.

This study addresses the issue of Behavioral Finance. Its mais objective is to replicate to Portugal, the empirical research developed by Kahneman and Tversky (1979), trying to see whether there are the same conclusions in a different conjuncture and cultural reality. The study also aims to understand whether the variables gender, age and formation background are factors that influence issues related to loss aversion. Based on responses from 703 people, we conclude that the certainty, reflection and isolation effects can be witnessed in Portugal, confirming the results of Kahneman and Tversky (1979). Regarding the influence of factors such as gender, age and formation background, there seems to be evidences that those factors can influence the perception of loss aversion of the respondents.
description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/7991
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UA - Dissertações de mestrado

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