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 Desenvolvimento pessoal e social e a influência da envolvente física
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7984

title: Desenvolvimento pessoal e social e a influência da envolvente física
authors: Ferraz, Natália de Oliveira
advisors: Pereira, Anabela Maria de Sousa
Castanheira, Hélder
keywords: Psicologia da educação
Alunos do superior
Integração escolar
Desenvolvimento individual
Desenvolvimento social
Edifícios escolares - Residências universitárias
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A promoção do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes é um desiderato a ter em consideração no planeamento urbanístico e arquitectónico do espaço público universitários. Assim, o presente trabalho visa compreender a percepção que o estudante do ensino superior, alojado nas Residências Universitárias da Universidade de Aveiro, e avaliar o impacto da envolvente física no seu desenvolvimento pessoal e social. A amostra é constituída por 385 estudantes de ambos os sexos e de vários cursos, representando assim 51% da população, distribuída pelos 5 tipos de residências disponibilizadas pela Universidade de Aveiro (Campus, Mário Sacramento, Avenida, Aradas e Santiago). Para a recolha dos dados foi construída uma “Escala de avaliação da influência da percepção da envolvente física no desenvolvimento pessoal e social” (Ferraz & Pereira, 2011), a qual foi submetida a um estudo psicométrico, de onde se extraíram 3 factores: Factor 1 – Percepção da envolvente física; Factor 2 – Influência no desenvolvimento social; Factor 3 - Influência no desenvolvimento pessoal. Estes factores explicaram 53,41% da variância tendo-se obtido um alfa de Cronbach de 0,89. Relativamente aos resultados obtidos poderemos dizer que no global, o aluno alojado nas residências dos SASUA evidência boa adaptação às mesmas e revela ter uma percepção da envolvente física considerada satisfatória quer ao nível do mobiliário disponibilizado, quer ao nível da luz e das cores utilizadas nos espaços, quer das envolventes exteriores, quer do enquadramento urbanístico dessas mesmas residências. Verificamos igualmente que ao nível do desenvolvimento pessoal e social e no global, o aluno residente caracteriza a envolvente como tendo uma influência positiva no seu desenvolvimento. São igualmente referidas implicações práticas para uma maior sensibilização dos decisores responsáveis pela criação de espaços ou envolventes físicas que promovam e facilitem o desenvolvimento pleno do estudante universitário.

The promotion of personal and social development of students is a desideratum to be taken into account in urban planning and architectural spaces of the university. Thus, this study aims to characterize the perception of students in higher education housed in Halls of Residence at the University of Aveiro, and evaluate the influence that the physical environment has on their personal and social development. The sample consists of 385 students of both sexes and various courses, thus representing 51% of the population, distributed by the five types of homes disposable by the University of Aveiro (Campus, Mário Sacramento, Avenue, Aradas and Santiago). For data collection it was built a "Scale to assess the influence of perception of the physical environment in personal and social development" (Ferraz & Pereira, 2011), which underwent a psychometric study, from which we extracted three factors: Factor 1 - Perception of physical environment; Factor 2 - Influence on Social Development, Factor 3 - Influence on personal development. These factors explained 53.41% of the variance, being then obtained a Cronbach's alpha of 0.89. Regarding the results obtained we can say that, overall, the students housed in the residences of SASUA show good adaptation and turn out to have a perception of satisfactory physical environment both in terms of furniture available, as in terms of space light and color of the external setting of these same households. We also realized that on the level of personal and social development, and overall, the student characterizes the surrounding residents as having a positive influence on his development. Reference is also made to practical implications for a greater awareness among responsible policy makers for creating immersive physical spaces that promote and facilitate the full development of the college student.
description: Mestrado em Educação - Desenvolvimento Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/7984
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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