DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > ID+: Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura > ID+ - Comunicações >
 Possíveis abordagens ao uso das novas tecnologias em contexto escolar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7963

title: Possíveis abordagens ao uso das novas tecnologias em contexto escolar
authors: Oliveira, Rosa Maria
keywords: Novas Tecnologias
Criatividade
Contexto Escolar
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta Comunicação apresentam-se alguns exemplos de trabalho com diferentes tecnologias em contexto escolar. Foram desenvolvidos usando diferentes meios tecnológicos, em diferentes contextos, com alunos de diferentes níveis etários e com diferentes abordagens possíveis em sala de aula. A criação de materiais educativos possíveis de explorar em sala de aula e a utilização de programas e equipamento informáticos como instrumentos de criatividade, são exemplos dos projectos desenvolvidos por alguns alunos do Mestrados de Criação Artística Contemporânea e do Mestrado em Educação em Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, da Universidade de Aveiro. A utilização de máquinas fotográficas e de vídeo digitais, a possibilidade de digitalizar, transformar e editar em computador as imagens obtidas, leva à alteração das metodologias de ensino-aprendizagem e às consequentes transformações dos conceitos educacionais. Estes procedimentos, que demonstram as potencialidades do uso das Novas Tecnologias na Educação Artística, colocam novos desafios aos professores e alunos na área das Artes Visuais mas também facilitam diferentes abordagens em projectos realizados em contexto escolar, explorando-as em diferentes níveis etários.

This contribution presents some examples of work with different technologies in a school context. The work was developed using different technological means, in different contexts, with students of different ages and with different approaches in the classroom. The creation of educational materials in the classroom and the utilization of computer programs and equipment as creativity instruments, are examples of the projects developed by some students of the Master’s Degree in Contemporary Artistic Creation and the Master’s Degree in Visual Arts, both provided by the University of Aveiro, to be applied to the Basic and Secondary School level. The utilization of digital cameras and video cameras, the possibility of scanning, changing and editing the images in computer, leads to new teaching and learning methodologies and consequent changes in the educational concepts. These procedures show the potentialities of the use of the New Technologies in Artistic Education and pose new challenges to the teachers and students in the area of the Visual Arts. They also facilitate various project approaches developed in a school context, by exploiting them at different ages.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7963
ISBN: 978-972-789-298-3
publisher version/DOI: www.ciantec.net
source: CIANTEC 2009: Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação - Novos Territórios do Conhecimento
appears in collectionsID+ - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Pages from CIANTEC_digital_09-7.pdfDocumento principal229.37 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2