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 Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7924

title: Colaboração escola/autarquia na construção da comunidade educativa
authors: Cardoso, Rui Gualdino de Jesus Vicente
advisors: Gonçalves, Manuela
keywords: Administração do ensino
Cooperação em educação
Educação comunitária
Relações escola-governo
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A autarquia e a escola são duas grandes entidades da sociedade actual. Colaboração mútua entre elas, traduz-se em benefícios para todos os intervenientes da comunidade educativa. Impõe-se que se desenvolvam acções que aproximem a autarquia da escola, no sentido de uma relação efectiva rumo a uma educação/formação das nossas crianças e jovens. É necessário, pois, que a autarquia e a escola se conheçam, reflictam em conjunto, de forma a agir coordenadamente, sempre num mesmo sentido. O envolvimento da autarquia, a relação autarquia/escola tem vindo a ser motivo de interesse crescente a nível das políticas educativas e da sociedade em geral, no entanto, verifica-se que, apesar da legislação actual favorecer o envolvimento da autarquia, as dificuldades persistem e os obstáculos a transpor ainda são muitos. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se identificar e interpretar a opinião dos professores acerca da participação da autarquia em colaboração com a escola na construção de uma comunidade educativa, através da auscultação da sua opinião sobre essa mesma colaboração e relacionamento.

The autarchy and the school are two great entities of the current society. Mutual collaboration between them, one translates for benefits for all the intervenient ones of the educative community. One imposes what develop actions that bring near the autarchy of the school, in the sense of an effective relation bound for an education / formation of our children and young persons. It is necessary therefore that the municipality and the school know each other reflect together, to act coordinately, always in the same direction. The involvement of the local authority, the authority relationship / school has a vested interest be cause for increasing the level of political education and society in general, however, it appears that despite the current legislation to favor the involvement of the local authority, difficulties persist and obstacles to cross are still many. In this sense, the present work is proposed to identify and to interpret the opinion about the participation of the autarchy in collaboration with the school in the construction of an educative community, through the auscultation of the opinion of the teachers on the vision who have on the same collaboration and relationship.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/7924
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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