DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Técnicas de recuperação para alunos de violino
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7885

title: Técnicas de recuperação para alunos de violino
authors: Leão, José Daniel Espírito Santo Pestana
advisors: Lourenço, António Vassalo
keywords: Educação musical
Metodologia de ensino
Técnicas instrumentais
Violino
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo tem como objetivo perceber até que ponto a aplicação dos “Action Studies Developmental and Remedial Techniques for Violin and Viola” de Paul Rolland, podem contribuir, no contexto de estrutura de ensino destes instrumentos nas escolas de músicas portuguesas, para a resolução de dificuldades técnicas em alunos com problemas de postura. Pretende-se verificar, assim, se os exercícios propostos por Paul Rolland podem também constituir uma ferramenta didática que seja útil ao trabalho desenvolvido por parte de professores de violino, nos cursos de ensino no nível de Iniciação e Básico, com incidência na recuperação de alunos que apresentam dificuldades técnicas, relacionadas com os movimentos e com a postura, considerados fundamentais a uma performance otimizada. É aqui apresentada uma análise das obras dos principais pedagogos do seculo XX entre os quais se destacam Paul Rolland, Shinichi Suzuki, Carl Flesch, Ivan Galamian, Kato Havas, Yehudi Menuhin e Simon Fischer e as metodologias de ensino de Géza Szilvay, Mimi Zweig e Sheila Nelson. Salienta-se ainda que é a maior importância para os professores o conhecimento dos princípios que regem os movimentos e a postura, no intuito de melhorarem a prestação dos seus alunos.

The present study intends to verify if the exercises proposed in Paul Rolland’s “Action Studies Developmental and Remedial Techniques Violin and Viola” could provide a didactic tool that can be helpful to resolve technical problems in students who present difficulties related to movement and posture, which are considered fundamental to achieve an optimized performance, in the base of the work developed by violin teachers, in the instruction of primary and secondary level courses, applicable during the time of ongoing weekly lesson at Musical Schools and Conservatories in Portugal. An analysis is made of the works of the principal pedagogue of the XX century, some of are more distinguish, such as Paul Rolland, Shinichi Suzuki, Carl Flesch, Ivan Galamian, Kato Havas, Yehudi Menuhin e Simon Fischer and the teaching methods of Géza Szilvay, Mimi Zweig and Sheila Nelson. It is point out that, on behalf of the violin teacher, the knowledge of the principals which control the movement and the posture are of utmost importance as to aiding the improvement of the outcome of the student.
description: Mestrado em Ensino de Musica
URI: http://hdl.handle.net/10773/7885
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertação.pdf2.69 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2