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 SIC K, um canal para crianças com valores e não violento
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7852

title: SIC K, um canal para crianças com valores e não violento
authors: Castro, Mário João de Barros Dias de
advisors: Lopes, Maria da Conceição Oliveira
keywords: Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Programas televisivos - Portugal
Estratégias de comunicação
Valores morais
Violência
Crianças em idade escolar
Adolescentes
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação visa identificar a existência ou não de valores de amizade, família, brincar e de conservação da natureza veiculados na programação difundida pelo canal temático da SIC, o SIC K, o único canal português especializado na programação televisiva para públicos infanto-juvenil. Pretende também, identificar a existência ou não de manifestações de violência, nomeadamente, rejeição (exclusão), desqualificação (indiferença) e opressão (vitima) nos heróis das séries. E, ainda, demonstrar que este canal tem uma filosofia que valoriza a criança como pessoa que é, a respeita e a diverte. O enquadramento teórico que sustenta o estudo de caso desenvolvido, situa-se no campo das Ciências e Tecnologias da Comunicação e encontra, entre outros, nos autores Gregory Bateson, Paul Watzlawick, John Thompson, Marshall McLuhan, Conceição Lopes e Sara Pereira, os seus suportes fundamentais. O período de recolha de dados para a análise diz respeito à primeira semana do mês de Setembro de 2011, o que corresponde à última semana de férias, que decorreu de dia 5 a dia 11.

This dissertation aims to identify the presence or absence of values of friendship, family, play and nature conservation in the programming broadcast by the conveyed thematic channel of SIC, the SIC K, the only portuguese channel specialized in television programming for children and youth. Identify the presence or absence of manifestations of violence, namely rejection (exclusion), disqualification (indifference) and oppression (victim) in the series heroes. And yet, demonstrating that this channel has a philosophy that values the child as a person , respecting it and amusing it. The theoretical framework that supports the developed case study, lies in the field of Sciences and Technologies of Communication and finds, among others, in the authors Gregory Bateson, Paul Watzlawick, John Thompson, Marshall McLuhan, Conceição Lopes and Sara Pereira, their fundamental support. The period of collection of data for the analysis concerns the first week of September 2011, this being the last week of holiday, which took place from day 5 to day 11.
description: Mestrado em Comunicação e Multimédia - Audiovisual Digital
URI: http://hdl.handle.net/10773/7852
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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