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 Política educativa de adultos: aposta no RVCC pelo regresso à escola
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7713

title: Política educativa de adultos: aposta no RVCC pelo regresso à escola
authors: Ferreira, Maria Isabel Pereira da Silva
advisors: Martins, António Maria
keywords: Política educativa
Educação de adultos - História - Portugal - Séc. 19-21
Abandono escolar
Integração escolar
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Desde a última década que as políticas e iniciativas no campo da educação e formação de adultos em Portugal reflectem a consciência que o país tem, quer ao nível do cidadão comum, quer ao nível das organizações, entidades públicas ou privadas e órgãos de decisão política, dos níveis mais baixos de certificação escolar e profissional da sua população adulta. Neste âmbito, surgiu este projecto Política Educativa de Adultos: Aposta no RVCC pelo regresso à escola, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento da compreensão desta problemática inovadora. Assim, foi feito no primeiro capítulo o enquadramento teórico, da Educação e Formação de Adultos em Portugal, com destaque às mudanças, inovações e resistências desde o séc. XIX até à actualidade. No segundo e terceiro capítulos direccionaram-se para a vertente prática centrada num Estudo de Caso aos Adultos em processo RVCC do CNO_ AEAA. Com este estudo permitiu-nos conhecer quais as causas do abandono escolar e posteriormente os objectivos, motivações e opção pelo processo RVCC para o regresso aos bancos de escola.

Since last decade policies and initiatives in education and adult education in Portugal reflect the awareness that the country has at the level of ordinary people, in terms of organizations, public or private bodies and policy-makers, the lower levels of academic and professional certification of its adult population. In this context, emerged that project, Adult Education Policy: A bet on the RVCC to return to school, in order to contribute to deepen the understanding of this problematic novelty. Thus, were done the theoretical guidelines in the first chapter, the Education and Training of Adults in Portugal, with emphasis on changes, innovations and resistance since the nineteenth century to the present. The second and third chapters targeted a practical aspect of a Case Study focused on adults in the RVCC CNO_ AEAA. In this study we were allowed to know the causes for giving up school and then the motives and objectives to go back to school in a RVCC process.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/7713
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