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 Novos media e relacionamentos intergeracionais
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7599

title: Novos media e relacionamentos intergeracionais
authors: Pereira, Filipa Rodrigues Ramos
advisors: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
keywords: Comunicação multimédia
Sociologia da comunicação
Meios de comunicação
Novas tecnologias da comunicação
Sociedade da informação
Relações intergerações
issue date: 2011
abstract: Numa altura em que os novos media são cada vez mais uma realidade nos lares e famílias portuguesas, torna-se importante aferir de que forma essa penetração pode ter implicações nas tradicionais relações inter-geracionais. A audácia das crianças e dos jovens no que concerne à manipulação dos novos media, em oposição à vulnerabilidade info-comunicacional dos adultos e à rejeição que estes fazem dos novos media, percebe-se que autonomia dos filhos pode querer emergir e a autoridade dos adultos (pais e avós) pode estar em causa pois os domínios de conhecimento são claramente dispares. Esta investigação visa apresentar as principais afectações dos novos media nos relacionamentos entre as gerações percebendo assim se se estabelecem relações de cooperação e/ou conflito. É possível perceber que pais e avós reconhecem que os mais novos são dominadores dos novos media e que conseguem transmitir esse domínio em casa partilhando e mostrando conhecimentos. Em alguns casos podem ocorrer conflitos baseados nessa utilização, mas em quase todos os casos são aspectos sem significado ou importância de maior.

At a time when new media is increasingly a reality in Portuguese homes and families, it is important to assess how this penetration may have implications for traditional inter-generational. The audacity of children and young people regarding the handling of new media as opposed to the vulnerability infocomunicationaf adults and the rejection that these are the new media, it is clear that the children may want autonomy and authority of the emerging adults (parents and grandparents) may be concerned because the domains of knowledge are clearly disparate. This communication aims at presenting the main allocations of new media in relationships between generations are realizing thus establishing relations of cooperation and / or conflict. You can see that parents and grandparents recognize that the younger ones are dominant and that new media can convey this domain at home and showing knowledge sharing. In some cases there may be conflicts based on this use, but in almost all aspects of cases are without meaning or importance of greater.
description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/7599
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
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