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 Liberdade e compromisso na interpretação da obra de Ian Clarke
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7582

title: Liberdade e compromisso na interpretação da obra de Ian Clarke
authors: Trigo, Elisa
advisors: Correia, Jorge
keywords: Análise musical
Interpretação musical
Flauta
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo incide na liberdade de interpretação das obras de Ian Clarke influenciadas pelo Rock Progressivo Britânico da década de 70, justificando a sua interpretação com base numa contextualização histórica e analítica das obras. Nesta dissertação começámos por uma pequena biografia do compositor e flautista, cuja obra se caracteriza pela exploração tímbrica da flauta, para de seguida compreender o papel desempenhado pelo intérprete ao longo dos tempos, e a sua função dentro do processo de criação musical. Reflectimos sobre a interpretação nas obras de Ian Clarke, que, como existe uma gravação do compositor, estaria eventualmente limitada à imitação. Para atribuir de novo ao intérprete a liberdade de interpretação, desenvolvemos um estudo sobre o rock progressivo, género que influencia a composição das obras aqui estudadas, The Great Train Race, Zoom Tube e Tuberama. Finalmente, analisámos o conteúdo musical destas obras, estabelecendo um quadro sonoro e estético de acordo com a contextualização no rock progressivo, de maneira a definirmos novas opções interpretativas. Fundamentar um percurso interpretativo e despertar futuras abordagens à obra de Ian Clarke, assim como dar a conhecer o repertório para flauta do compositor e intérprete, são os principais objectivos deste estudo.

This study focuses on the freedom of interpretation of the works of Ian Clarke influenced by British Progressive Rock of the 70s, justifying its interpretation based on historical and analytical knowledge of these works. This dissertation begins with a short biography of the composer and flutist, whose work is characterized by the exploitation of timbre in the flute, and it proceeds by giving some understanding of the role of the interpreter over time and as well as its role in the process of musical creation. We reflected on the interpretation in the works of Ian Clarke, which, since there is a recording by the composer, seemed to be eventually devoted to imitation. To give back to the performer the freedom of interpretation, we have developed a study on the progressive rock, because this is the genre that influenced the composition of the works here studied: The Great Train Race, Zoom Tube and Tuberama. Finally we have examined the musical content of these works, establishing a sound framework and aesthetic context in accordance with the progressive rock, in order to open up the possibilities to new interpretative options. Supporting an interpretative path and raising future approaches to the work of Ian Clarke, as well as developing awareness of the repertoire for flute of this composer and interpreter, are the main objectives of this study.
description: Mestradp em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7582
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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