DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 A relatividade como estratégia na introdução da leitura musical
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7578

title: A relatividade como estratégia na introdução da leitura musical
authors: Aleixo, Vera Lúcia Amorim de Sousa
advisors: Carvalho, Sara
keywords: Educação musical
Competências da leitura - Solfejo
Estratégias da leitura - Ensino básico 2º ciclo
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho pretende analisar como se dá o processo de aprendizagem na aquisição de competências de leitura das notas no pentagrama, em crianças que iniciam o estudo da música no segundo ciclo do ensino básico em regime de articulado. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando assim fundamentar as questões que são colocadas para a importância da presente pesquisa. A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização da leitura por relatividade como estratégia inicial para a aprendizagem da leitura das notas no pentagrama, versus a leitura por claves para a aquisição da mesma competência.

This study aims to examine how the learning reading process skill is acquired in children aged 10 years old, who begin to study music in a specialized school. In the literature review are presented authors who have researched this theme in order to support the questions raised for this investigation. The following research compares the use of relative pich reading as an early strategy for learning to read notes on the stave, versus reading in clef for the acquisition of the same competence.
description: Mestrado em Música para o Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/7578
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
243121.pdf1.72 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2