Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7578
Title: | A relatividade como estratégia na introdução da leitura musical |
Author: | Aleixo, Vera Lúcia Amorim de Sousa |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Educação musical Competências da leitura - Solfejo Estratégias da leitura - Ensino básico 2º ciclo |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho pretende analisar como se dá o processo de
aprendizagem na aquisição de competências de leitura das notas no
pentagrama, em crianças que iniciam o estudo da música no segundo ciclo do
ensino básico em regime de articulado.
Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que
investigaram esta temática procurando assim fundamentar as questões que
são colocadas para a importância da presente pesquisa.
A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização da leitura por
relatividade como estratégia inicial para a aprendizagem da leitura das notas
no pentagrama, versus a leitura por claves para a aquisição da mesma
competência. This study aims to examine how the learning reading process skill is acquired in children aged 10 years old, who begin to study music in a specialized school. In the literature review are presented authors who have researched this theme in order to support the questions raised for this investigation. The following research compares the use of relative pich reading as an early strategy for learning to read notes on the stave, versus reading in clef for the acquisition of the same competence. |
Description: | Mestrado em Música para o Ensino Vocacional |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7578 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
243121.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.