DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7574

title: Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
authors: Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
advisors: Correia, Jorge
keywords: Educação musical
Técnicas pedagógicas
Melhoria da educação
Motivação para a aprendizagem
Motivação dos alunos
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar.

This study focuses on students’ motivation of specialized music teaching and in the implementation of a methodological tool. In this work it is discussed the main issues related with students’ motivation in the artistic music teaching, pointing out strategies so parents, teachers and school, may intervene in its identification and resolution. This discussion contextualizes and supports an empiric study, which consisted in the implementation of a methodological tool, namely a school agenda. After the analysis of the results, based on the author’s observation and questionnaires done to students, subjects of this study, and to their parents, it is concluded that this school agenda helps in the prevention of school failure.
description: Mestrado em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7574
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
244881.pdf1.27 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2